5 Outubro 2021      10:33

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Alentejo gera mais interesse para viver, visitar e trabalhar

O Alentejo foi “a única região de Portugal” onde se verificou um aumento de interesse para viver, visitar e até no domínio dos negócios, revela um estudo desenvolvido pela Bloom Consulting.

A empresa especializada na criação de estratégias de marcas territoriais realizou diversos estudos, nos quais foi possível perceber as perceções e opiniões dos cidadãos nacionais, não só sobre a gestão da pandemia nos municípios, mas também sobre mudanças de comportamentos, as novas exigências e receios em relação a trabalhar, viver e visitar os 308 municípios portugueses.

Segundo os dados disponíveis deste estudo, “o Alentejo assume especial destaque, pois apesar de apenas crescer 2% no último ano, foi a única região de Portugal a apresentar um volume de interesse proativo superior ao ano anterior”, algo que pode ser explicado pela pandemia de covid-19, que “levou muitas pessoas a querer afastar-se de meios urbanos”.

Quanto à classificação dos municípios alentejanos, Évora ficou novamente em primeiro lugar, mantendo “firme a distância para os outros municípios na região desde 2014”. Ainda que tenha perdido “3 posições no ranking nacional, Évora continua a ser uma das referências nacionais para Viver, Visitar e fazer Negócios”, refere ainda o estudo.

Além disso, “do ponto de vista do desempenho de Évora nas variáveis, percebemos que independentemente das posições assumidas nacional e regionalmente, o município conseguiu subir de forma considerável a sua pontuação nas dimensões de Talento e de Negócios”, afirma a Bloom Consulting.

No mesmo ranking regional, a Évora segue-se Beja, Santarém e Sines. No top 5, Odemira ascende ao 5.º lugar no ranking regional de “Visitar” e mantém a 6.ª posição do ranking de “Negócios”.

Já Grândola desce uma posição no ranking geral da região, “muito graças às estatísticas relacionadas com a dimensão de Viver, conseguindo, no entanto, subir ao 4.º lugar no Turismo”.

Elvas foi o município que surpreendeu, conseguindo “subir duas posições graças a uma brilhante performance online”, enquanto que, do lado inverso, Portalegre “desce duas posições porque não conseguiu acompanhar o ritmo de subida de Elvas e de Odemira”.

O “Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking” consiste na medição de resultados e impacto da marca de todos os 308 municípios portugueses nas áreas de Turismo (Visitar), Investimento e Exportações (Negócios) e Talento (Viver). Destina-se a instituições governamentais, autarquias, académicos e profissionais das áreas de finanças, economia, marketing ou ao público em geral que se interesse pela temática.

 

Fotografia de visitalentejo.pt