1 Maio 2024      10:50

Está aqui

Mina de S. Domingos recebe residência artística de duas artistas

Margarida Azevedo e Vera Santana, com os projetos “Alma Lavra” e “PAPOILAS”, são as duas artistas vencedoras da 2.ª edição do Programa de Residência Artística VAGABUNDAS de 2024, e vão estar, durante o mês de maio, em residência artística na Mina de S. Domingos, em Mértola.

Em comunicado, os promotores da iniciativa adiantam que, durante o mês de maio, as duas artistas vão tirar partido da Mina de S. Domingos “e da generosidade das suas gentes, e com as condições necessárias para desenvolver os seus projetos criativos, condições essas que muitas vezes ainda condicionam o trabalho das mulheres artistas no nosso país”.

Com o projeto “Alma Lavra”, Margarida Azevedo “pretende dar a conhecer a realidade das mulheres do interior do país a partir de contos e fotografias, que resultam de retratos e entrevistas a quem vive diariamente no interior”.

Segundo a mesma fonte, “o envolvimento da comunidade local é crucial para que ‘Alma Lavra’ seja um projeto que alimenta a discussão pública sobre a dicotomia interior/litoral e o papel da mulher”.

Já o projeto “PAPOILAS”, de Vera Santana, “é uma proposta multidisciplinar que procura promover o desenvolvimento da memória feminina da comunidade da Mina S. Domingos”.

“Desde a recolha de histórias verídicas, a uma exploração de emoções sobre essas memórias que se vão moldando, consoante os fatores demográficos, até ser explorada através de uma linguagem artística teatral, e finalizada com a experiência da partilha com a comunidade”, acrescentam os promotores.

 

Fotografia de teatroemescala.com