Está aqui

Artigos publicados

GNR alerta motociclistas para a adoção de uma condução segura

A Guarda Nacional Republicana (GNR) alertou no dia de hoje, quinta-feira, os motociclistas para as regras e para os comportamentos que devem ser adotados para uma condução segura, adiantando que 1.157 pessoas perderam a vida ou ficaram gravemente feridas em 2020 e 2021 em acidentes com motos.

Beja tem seis casos identificados de gripe das aves

A epidemia de gripe das aves, registada entre 2021 e 2022, é já considerada a maior de sempre no continente europeu, afetando 37 países, incluindo Portugal. Apesar da gravidade da situação, no distrito de Beja o problema encontra-se controlado, embora seis dos nove casos do Baixo Alentejo tenham sido aí registados.

Santarém recebe chefes com estrelas Michelin em Festival de Gastronomia

Entre os dias 21 de outubro e 1 de novembro, Santarém recebe o Festival Nacional de Gastronomia, que conta com a presença de vários chefes com estrelas Michelin no espaço “Banquete” e na zona de petiscos, que está de volta.

Alqueva tem armazenamento de 64,2% de água

No último dia do passado mês de setembro, foi registado um aumento do volume armazenado em duas bacias hidrográficas e uma descida do mesmo noutras 10, em comparação com os valores registados no final de agosto.

De acordo com os dados disponíveis no Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH), citados pela Rádio Pax, três das 58 albufeiras supervisionadas têm uma disponibilidade hídrica superior a 80% do volume total, enquanto 32 apresentam uma disponibilidade abaixo dos 40%.

Balões de ar quente voltam a colorir os céus alentejanos em novembro

O Festival Internacional Balões de Ar Quente (FIBAQ) está de regresso ao Alentejo entre os dias 4 e 13 de novembro, nesta que é a sua 25.ª edição.

Os céus do Alentejo vão voltar a ficar mais coloridos com os voos livres promovidos pelo FIBAQ, que convida a população a experimentar a inesquecível sensação de voar.

Acciona pede mais 50 milhões ao Estado para o novo Hospital do Alentejo

A Acciona Construcción está a exigir uma compensação por parte do Estado no valor de 50 milhões de euros para a construção do Hospital Central do Alentejo, na cidade de Évora.

Segundo o Jornal de Negócios, citado pelo Jornal A Planície, o Ministério da Saúde já confirmou que foi constituído um tribunal arbitral para esclarecer as questões relativas ao contrato de construção do Hospital Central do Alentejo que foram levantadas pela empresa. 

A notícia avança ainda que foram recebidas denúncias pelo Tribunal de Contas, que se encontra a acompanhar a execução.

Estação Ferroviária de Elvas vai ser adaptada para transporte de passageiros

A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou no dia de ontem, 4 de outubro, que se encontra em desenvolvimento um projeto que visa adaptar a Estação Ferroviária de Elvas, que serve a Linha do Leste, para o transporte de passageiros, noticia a agência Lusa.

Segundo um comunicado citado pela mesma fonte, este projeto pretende melhorar o espaço e as infraestruturas do edifício da estação, conferindo-lhe as condições a nível de conforto e funcionalidade apropriadas a um serviço de “elevada qualidade”.

Odemira promove VII Encontro Ibérico de Leitores de Saramago

Odemira promove diversas atividades sobre a vida e a obra de José Saramago nos meses de outubro e novembro, no ano em que se comemora o centenário do escritor distinguido com o Prémio Nobel da Literatura em 1998.

Uma dessas atividades é, conforme anuncia a Câmara Municipal, o VII Encontro Ibérico de Leitores de Saramago, que vai realizar-se entre os dias 21 e 23 deste mês de outubro na Biblioteca Municipal de Odemira e que inclui tertúlias, poesia, música e uma exposição para homenagear José Saramago.

FC Serpa e Gil Vicente FC encontram-se na Taça de Portugal

O Futebol Clube de Serpa vai receber o Gil Vicente Futebol Clube num encontro a contar para a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal.

O FC Serpa encontra agora uma equipa da Primeira Liga, após ter vencido o Clube Desportivo 1º de Maio, do Campeonato Regional da Madeira, por 8-0, como refere a Rádio Pax.

A partida está marcada para o fim de semana de 15 e 16 de outubro.

Delta cria máquina de café única no mundo que desafia a gravidade

A Delta Q tem uma nova máquina de café, a RISE, que se caracteriza por ter um sistema de extração invertido. Além disso, a empresa pretende continuar a apostar na internacionalização e tem o objetivo de atingir o top 10 mundial do seu setor.

O dia de ontem, terça-feira, foi o escolhido pelo Grupo Nabeiro para dar a conhecer as suas novas apostas na inovação, destacando-se o lançamento de um produto único em todo o mundo – a nova máquina de café RISE Delta Q que, com um sistema de extração integrado e patenteado, permite tirar o café ao contrário.

Páginas