Está aqui

Artigos publicados

Amareleja inaugura Casa da Memória de Eunice Muñoz

A Amareleja, no concelho de Moura, inaugurou, na passada quinta-feira, a Casa da Memória de Eunice Muñoz, numa homenagem “em vida” da vila que viu nascer a atriz, de 93 anos, que esteve presente na cerimónia.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Junta de Freguesia da Amareleja, Joaquim Mário, diz que se trata de espaço “pequeno, mas digno”, no centro da localidade.

Misericórdia de Évora recria capas de álbuns nacionais e internacionais

Os utentes da Santa Casa da Misericórdia de Évora recriaram recentemente várias capas de álbuns. A sessão fotográfica foi partilhada nas redes sociais e os elogios à iniciativa não demoraram em chegar.

“Desta vez a iniciativa foi a de recriar capas de álbuns de artistas, nacionais e internacionais. Artistas que fazem parte da nossa memória, criadores de sonoridades intemporais. O que acham?”, destaca a instituição na sua página de Facebook.

Sumol+Compal investe 15 milhões em armazém em Almeirim

A Sumol+Compal investiu 15 milhões de euros num novo armazém automático em Almeirim, inaugurado hoje, sexta-feira, que vai permitir duplicar a capacidade de armazenagem no centro logístico desta cidade e aumentar a rapidez de expedição.

Repsol e EDP apostam no hidrogénio renovável em Sines e Espanha

A Repsol e a EDP, através da filial EDP Renewables (EDPR), vão trabalhar em parceria na avaliação de novas oportunidades de investimento em projetos de hidrogénio renovável na Península Ibérica.

De acordo com o Dinheiro Vivo, os CEO das duas empresas, Josu Jon Imaz e Miguel Stilwell d'Andrade, assinaram esta semana um memorando de entendimento que marca o início das conversações entre as duas entidades para implementar estes projetos na Península Ibérica.

Viana do Alentejo instala sinalética turística inteligente

Depois de o município de Alandroal instalar um novo sistema de sinalética turística inteligente, é a ver de o concelho de Viana do Alentejo fazer o mesmo.

Em comunicado, a autarquia explica que esta é uma forma de “complementar a sinalética rodoviária que tem vindo a ser implementada no concelho”, e que este projeto pretende “promover uma imagem comum aos vários municípios que integram a ATLA – Associação Transfronteiriça Lago Alqueva, da qual Viana do Alentejo é membro”.

Obra vencedora do Prémio de Conto Manuel da Fonseca apresentada ao público

A cerimónia de apresentação do livro vencedor da XIII Edição do Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca, “Contos de Macau”, da autoria de João Morgado, sob o pseudónimo de Liang, vai realizar-se no sábado, dia 16 de outubro, às 16:00, na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, em Santiago do Cacém.

Aumento da produção de vinho no Alentejo deve confirmar-se

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) faz um primeiro balanço “bastante positivo” das vindimas, que estão praticamente concluídas na região.

Em declarações à Rádio Pax, Francisco Mateus, presidente da CVRA, destaca que chegaram “uvas com elevada qualidade” e “muito sãs” às adegas alentejanas. Além disso, e apesar de a precipitação registada recentemente causar podridão em algumas vinhas, tal não pôs em causa a qualidade da produção neste ano vinícola.

Jazz Além Tejo regressa a Santiago do Cacém em outubro

O Encontro Internacional de Jazz Além Tejo regressa a partir de sexta-feira, dia 15 de outubro, ao concelho de Santiago do Cacém com concertos e encontros “after-hours”, após o cancelamento da edição de 2020 devido à covid-19.

“Temos todas as condições em segurança para se realizarem os concertos e os espetáculos e saudamos este regresso do jazz ao litoral alentejano”, disse à agência Lusa João Pereira da Silva, um dos elementos da organização.

Parlamento publica recomendações para o Sudoeste Alentejano

Foi publicada em Diário da República a recomendação para que o Governo adote medidas para promover a inclusão e a salvaguarda da qualidade de vida na área do Perímetro de Rega do Mira e no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Adega Cooperativa de Vidigueira atinge produção recorde

A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito terminou as vindimas com a campanha mais longa e mais produtiva da história da empresa.

Em declarações à Rádio Pax, José Miguel Almeida, presidente da adega, revelou que a produção este ano rondou os 9,6 milhões de quilos de uva, um recorde.

O responsável fez ainda um “balanço positivo” da campanha vinícola, também marcada pela “predominância” na produção de uvas tintas. José Miguel Almeida assegura que há “matéria-prima para colocar bons vinhos no mercado”.

 

Fotografia de agroportal.pt

Páginas