Está aqui

Artigos publicados

Comércio local de Vendas Novas gera 400 mil euros

A campanha “Compre cá, compre o que é nosso”, promovida pelo município de Vendas Novas, gerou, durante o mês de dezembro, cerca de 400 mil euros, mais dois mil euros do que no ano passado.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Vendas Novas refere que o objetivo desta campanha era “premiar quem escolhesse fazer compras no comércio tradicional, através da atribuição de uma senha por cada 10 euros gastos, ficando o cliente habilitado ao sorteio de um dos 10 vales de compras, a descontar nas lojas aderentes”.

Universidade de Évora quer regenerar o montado

A Universidade de Évora (UÉ) integra um novo projeto, com entidades espanholas e italianas e financiamento europeu, que pretende explorar o potencial da gestão dos matos como forma de regenerar e melhorar o montado.

Em comunicado, citado pela Lusa, a academia refere que faz parte do Projeto LIFE Scrubsnet “Regeneração e melhoria dos montados através da gestão adequada das áreas de mato/arbustos” através do MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento.

Jornadas do PCP arrancam hoje em Beja

As jornadas parlamentares do PCP começam hoje, segunda-feira, em Beja. Com uma duração de dois dias, o evento focar-se-á nos direitos laborais, sociais e culturais, com iniciativas ligadas à ferrovia, saúde, produção agrícola ou infraestruturas.

De acordo com a agência Lusa, o PCP começa as suas jornadas parlamentares com uma viagem de comboio entre o Pragal e Beja, durante a qual os deputados comunistas Paula Santos e Bruno Dias vão conversar com utentes e trabalhadores sobre “o plano nacional da ferrovia e os investimentos que são necessários realizar”.

GNR apreende rede de pesca profissional em Alqueva

O Comando Territorial de Évora, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Reguengos de Monsaraz, apreendeu 60 quilos de pescado e três redes de pesca durante uma ação de fiscalização a embarcações de recreio, na Albufeira do Alqueva.

Em comunicado, a GNR refere que a ação de fiscalização decorreu na passada terça-feira, quando “os elementos do NPA detetaram e abordaram uma embarcação” em Alqueva, junto à localidade de Juromenha, apurando que “esta não dispunha de registo de embarcação ou comprovativo de seguro, documentos que são obrigatórios para a navegação”.

Ultra Maratona Atlântica regressa a 16 de julho

A Ultra Maratona Atlântica, numa extensão de 43 quilómetros que liga a praia de Melides à praia do Bico das Lulas em Tróia, vai regressar para mais uma edição a 16 de julho de 2023.

Em comunicado, a Câmara Municipal de Grândola refere que a Ultra Maratona “é uma prova de aventura e resistência física e psicológica que oferece uma experiência única aos atletas que participam todos os anos, ou para aqueles que se estreiam na prova”.

Baixo Alentejo quer apresentar soluções para alterações climáticas

O Baixo Alentejo faz parte do projeto europeu RESIST, para demonstração de soluções inovadoras de adaptação às alterações climáticas e que envolve 56 parceiros de 15 países, num investimento total de 26 milhões de euros.

Em comunicado, citado pela Lusa, a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) explicou que esta região alentejana e a região do Centro são os representantes portugueses no projeto europeu RESIST – Regions for climate change resilience through Innovation, Science and Technology.

Chocalho de Alcáçovas oferecido ao Papa Francisco

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo e dois representantes da empresa Chocalhos Pardalinho ofereceram um chocalho artesanal de Alcáçovas ao Papa Francisco, em audiência pública no Vaticano, na passada quarta-feira.

Cidadãos defendem Aeroporto de Beja como “complemento”

A nova plataforma cidadã “Sim ao Aeroporto Internacional de Beja” vai entregar um documento à comissão técnica independente sobre o novo aeroporto de Lisboa que defende a infraestrutura alentejana como “solução sustentável” para o país.

Em declarações à agência Lusa, Manuel Valadas, da comissão dinamizadora da plataforma, afirma que “nenhum alentejano diz que o Aeroporto de Beja é para substituir o de Lisboa”, mas que “tem condições para ser o complemento do Aeroporto de Lisboa, através da ferrovia”.

Portalegre reduz taxas de construção

A Câmara Municipal de Portalegre acaba de aprovar a redução da Taxa pela Realização, Reforço e Manutenção de Infraestruturas Urbanísticas, tornando “a construção e o investimento no concelho mais barato em média 60%”.

Em comunicado, a autarquia refere que a esta proposta “foi plasmada no Projeto de alteração do Regulamento Municipal de Urbanização, Edificação e Taxas e Compensações Urbanísticas para o Concelho de Portalegre proposto pelo Executivo Municipal”, e tem como objetivo “aliviar a pressão fiscal para munícipes e investidores”.

Reguengos de Monsaraz assume competências na Ação Social

A Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz assinou, no passado dia 20 de janeiro, o protocolo que formalizou a transferência de competências da ação social para o município.

Em comunicado, a autarquia refere que o ato decorreu “durante a reunião do Conselho Local de Ação Social (CLAS) e teve a presença de José Ramalho, Diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Évora”.

Páginas