Está aqui

Artigos publicados

Adega José de Sousa celebra Dia da Família com programa especial

A Adega José de Sousa, em Reguengos de Monsaraz, lançou um programa especial de enoturismo para as famílias, disponível durante todo o mês, a propósito do Dia Internacional da Família, celebrado a 15 de maio.

De acordo com o portal Evasões, o programa contempla uma visita guiada às adegas, uma caça ao tesouro para as crianças com oferta de uma surpresa no final, e uma prova de dois vinhos para os adultos e dois sumos para as crianças, acompanhada por produtos regionais.

Reguengos de Monsaraz dá início à Carta Arqueológica do concelho

A Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz anunciou que deu início à elaboração da Carta Arqueológica do concelho, um trabalho que vai reunir a múltipla informação dada a conhecer por muitos dos investigadores que cruzaram o território concelhio.

Este trabalho, coordenado pelos arqueólogos Rui Mataloto, André Pereira e Manuel Calado, será posteriormente aplicado “aos instrumentos locais de gestão do património, nomeadamente o Plano de Diretor Municipal, mas também para uma edição que permita a todos uma visão global sobre o património”, refere a autarquia.

Portalegre recebe residência de artistas portugueses e espanhóis

O município de Portalegre, em parceria com a Fundación Antonio Gala para Jóvenes Creadores e a Universidade de Salamanca, está a organizar o projeto “Conviver na Arte – Movimento I Imagem I Som”, uma residência artística de artes performativas e visuais que irá decorrer em Portalegre de 11 a 19 de maio.

Temperaturas descem 10ºC a partir de domingo acompanhadas de chuva

A partir de domingo, as temperaturas em Portugal vão sofrer uma queda na ordem dos onze e dez graus Cº, estando ainda prevista possibilidade de chuva e vento muito forte numa mudança brusca do tempo.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o sábado será o dia mais quente, com Beja a chegar aos 29 graus, Évora aos 27 e vários distritos de Portugal nuns agradáveis 23 a 25 graus de máximas.

Vencedora do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce inspira-se no Alentejo

A livreira e autora Raquel Salgueiro, de Castelo de Vide, venceu a oitava edição do Prémio de Literatura Infantil Pingo Doce, na categoria de texto, com o conto “Assim como tu”, anuncia a agência Lusa.

Em comunicado, Afonso Cruz, escritor que falou em representação do júri do prémio, afirma que a história “aborda temas do quotidiano da criança e da construção da identidade. O texto prima pela elegância da linguagem e apresenta uma estrutura adequada à história”.

Grande Prémio de Ciclismo do Baixo Alentejo realiza-se este fim de semana

O 1.º Grande Prémio de Ciclismo do Baixo Alentejo, promovido pela Associação de Ciclismo de Setúbal, em parceria com a EnvolvSport, vai ter lugar este fim de semana, nos dias 8 e 9 de maio.

Em comunicado, o município de Castro Verde divulga que a 1.ª etapa da prova se vai realizar no sábado (8 de maio), com partida da vila de Alvito e chegada a Castro Verde, pelas 17h45, com meta em frente ao quartel dos Bombeiros Voluntários, na Rua da Seara Nova.

Nova Biblioteca de Grândola recebe espetáculos presenciais

A recentemente inaugurada Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola vai receber, esta sexta-feira, o seu primeiro espetáculo cultural aberto ao público, que se insere no FITA – Festival Internacional de Teatro do Alentejo. No sábado, o espetáculo “É Uma Vez…”, para as crianças, volta também ao formato presencial no mesmo espaço. Ambos os eventos são gratuitos.

De acordo com a Sapo Lifestyle, “Christiane: Um bio-musical Científico”, por Belén Pasquali, está agendado para 7 de maio, às 21.30h, no Pátio Central da Biblioteca e Arquivo do Município de Grândola.

Centro de Interpretação do Medronho em Almodôvar ganha forma

As obras de requalificação do Campo das Eiras, o antigo campo de futebol de Almodôvar, arrancaram esta semana, num investimento de quase 1,5 milhões de euros, que inclui a criação no local do Centro de Interpretação do Medronho.

O presidente da autarquia, António Bota, disse à agência Lusa que esta “é uma obra que ficará para a posteridade e que será uma referência para o concelho”, lembrando ainda que o espaço “está abandonado e só serve para fazer a Feira das Artes e Cultura de Almodôvar, uma vez por ano”.

Parque Mineiro de Aljustrel terá novo centro de receção e acolhimento

A Câmara Municipal de Aljustrel já deu início às obras de construção do novo Centro de Receção e Acolhimento do Parque Mineiro, num investimento avaliado em quase 1,5 milhões de euros e que conta com apoio comunitário do programa operacional Alentejo 2020.

Fernando Alvim cria vinha branco alentejano com Herdade do Rocim

Fernando Alvim, na ocasião do seu 47.º aniversário na passada segunda-feira, anunciou que criou um vinho em colaboração com a Herdade do Rocim, em Cuba, no Alentejo.

Na publicação que fez na sua página de Facebook, o radialista explicou que “neste dia especial, lanço um vinho com a Herdade do Rocim, o que só por si é não só um momento alto nestas celebrações como algo de que muito me orgulho de ter acontecido”.

Páginas