Está aqui

Artigos publicados

CEBAL promove Roadshow Tecnológico Nacional em defesa do cardo

O CEBAL — Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-alimentar do Alentejo, em colaboração com o Instituto Politécnico de Beja e a Universidade de Évora, vão promover um Roadshow Tecnológico Nacional intitulado “Valorização Integrada do Cardo” cuja primeira sessão tem lugar no dia 25 de novembro, a partir das 9h30, em formato digital.

Beja vê número de subsídios de desemprego aumentar 3%

O número de beneficiários das prestações de subsídio de desemprego recuou 3% em outubro em todo o país, com exceção do distrito de Beja, avança o Dinheiro Vivo.

Segundo as estatísticas mensais da Segurança Social, foram pagas em outubro prestações por desemprego a 223.167 beneficiários, menos 7.136 do que no mês anterior, o que corresponde a um recuo de 3%. Comparando com o mesmo mês de 2019, foram pagos mais 42%de subsídios (um aumento de 65.795).

No entanto, o distrito de Beja vê o número de prestações processadas pela Segurança Social subir cerca de 3%.

Expansão do terminal de contentores do Porto de Sines já foi adjudicada

A empresa PSA Sines adjudicou a primeira fase de expansão do terminal de contentores do Porto de Sines (Terminal XXI) ao agrupamento composto pelas construtoras Mota-Engil e Etermar, revela o Jornal Sudoeste.

Em declarações ao jornal, fonte da PSA afirma que esta fase da ampliação está avaliada em 16,5 milhões de euros, contemplando “a construção de mais 204 metros de cais de forma a dotar o terminal de um cais corrido com 1.150 metros até ao final de 2021”.

Aljustrel vê candidatura para mercado de produtos locais aprovada

A Câmara Municipal de Aljustrel viu a sua candidatura para o “Mercado de Produtos Locais” aprovada pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PDR), através da medida LEADER, avança o Correio Alentejo.

De acordo com o município, esta candidatura, cofinanciada em cerca de 14 mil euros pelo LEADER, pretende “promover o contacto direto entre os produtores e os consumidores, contribuindo para o aproveitamento e escoamento dos produtos excedentes provenientes da agricultura familiar, e também a fomentação das artes mais tradicionais e artesanais”.

Beja espera que modernização da linha até Casa Branca esteja concluída em 2025

Na passada quarta-feira, a Câmara Municipal de Beja reuniu-se com a Infraestruturas de Portugal (IP), onde foi abordada a modernização da Linha do Alentejo entre Casa Branca e Beja. De acordo com a Rádio Pax, o município tem a expetativa que em 2025 este troço esteja eletrificado.

Note-se que esta foi a primeira reunião com a IP para a preparação do concurso público destinado ao desenvolvimento do estudo de viabilidade, assim como do estudo prévio e, consequentemente, do projeto de execução para a modernização do troço da Linha férrea entre Casa Branca e Beja.

Rio de Moinhos vai ter extensão de saúde em investimento de 246 mil euros

A Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) lançou concurso público para a construção da nova Extensão de Saúde de Rio de Moinhos, no concelho de Aljustrel, num investimento avaliado em 246 mil e 500 euros.

Em comunicado, citado pelo Correio Alentejo, a autarquia de Aljustrel recorda que “esta era uma reivindicação antiga da população desta freguesia”, tendo o município, nesse sentido, cedido o terreno para a edificação do futuro equipamento, elaborado os projetos de arquitetura e de especialidades, e ainda isentado o projeto de controlo prévio.

Projetos para hidrogénio verde estão a ser desenvolvidos em Évora e Sines

O hidrogénio verde vai começar a ser produzido em Portugal ainda este ano com dois projetos em Évora e Sines, revelou o secretário de Estado da Energia, João Galamba, na terceira edição da Advocatus Summit.

Temperaturas no Alentejo deverão aumentar 2 a 3 graus nos próximos anos

Até 2100, as temperaturas médias em Portugal, em especial no Alentejo, deverão sofrer um aumento de dois a três graus, podendo verificar-se, nos meses de verão, máximas diárias acima dos 40ºC. A informação é revelada por um estudo realizado por investigadores da Universidade de Aveiro.

II Fórum Transfronteiriço reúne promotores do Alentejo e Extremadura

A Agência de Desenvolvimento da Região Alentejo (ADRAL) promove hoje, quinta-feira, o II Fórum Transfronteiriço de Cooperação para a Internacionalização.

Parlamento Europeu aprova acordo que protege vinhos alentejanos na China

O Parlamento Europeu acaba de aprovar o acordo que assegura que os vinhos do Alentejo e dezenas de produtos com indicação geográfica estejam protegidos na China contra imitações e uso indevido do nome do produto.

O acordo, assinado em setembro deste ano entre a União Europeia (UE) e a China, foi agora aprovados com 645 votos a favor, 22 contra e 18 abstenções, adianta fonte oficial do Parlamento Europeu, citada pelo Correio Alentejo. Por sua vez, com este mesmo acordo, “uma centena de produtos chineses usufruirá também de igual proteção no espaço europeu”.

Páginas