Tribuna Alentejo
sines_2_0
Negócios e Empresas

AdC proíbe fusão que criaria monopólio nos reboques marítimos em Sines

A Autoridade da Concorrência (AdC) proibiu a aquisição da Remolcanosa Portugal pelo Grupo Boluda. A operação criaria um monopólio num serviço de procura obrigatória no maior porto de águas profundas de Portugal. A decisão foi comunicada a 6 de maio, após uma investigação aprofundada iniciada em dezembro de 2025.

As duas empresas são as únicas prestadoras de serviços de reboque e amarração a navios que não transportam mercadorias perigosas a granel no Porto de Sines. A fusão eliminaria “a única concorrência efetiva existente”, transformando um duopólio num monopólio total, num setor com “elevadas barreiras à entrada” e “procura de natureza obrigatória” — os navios são legalmente obrigados a contratar estes serviços para entrar no porto.

O Grupo Boluda apresentou dois pacotes de compromissos para tentar viabilizar o negócio, considerados pela AdC “não adequados nem suficientes” para resolver os problemas de concorrência. O argumento de que a concessão atual em Sines terminará e haverá um novo concurso público foi igualmente rejeitado, por se tratar de “cenários incertos quanto ao âmbito, calendarização e resultado”.

O Porto de Sines é o principal porto de contentores de Portugal e um dos maiores da fachada atlântica europeia, com expansão em curso para acolher projetos de hidrogénio verde, GNL e terminais logísticos de grande escala. A AdC considerou que permitir o controlo exclusivo dos serviços de reboque por um único operador criaria uma vulnerabilidade sistémica numa infraestrutura estratégica de crescente importância nacional.

Artigos relacionados

Porto de Sines quer ter uma Zona Franca com limitação de impostos para ser mais competitivo a atrair empresas

Redação Alentejo

Porto de Sines é uma das mais importantes portas de entrada e saída de mercadorias para a Europa, diz novo estudo da “Prime Mile”

Redação Alentejo

EDIA contrai novo empréstimo de 5,27 milhões de euros para pagar energia

Redação Alentejo

Alentejo coloca 7 iguarias da charcutaria tradicional nas melhores 20 portuguesas, segundo a prestigiada listagem do TasteAtlas

Redação Alentejo

Beja: projeto para “maior centro de cultivo de canábis da Europa” esfumou-se e deixou buraco de 8,5 milhões de euros

Redação Alentejo

Produção de amêndoa deve bater recorde com quase 115 mil toneladas em 2026

Redação Alentejo