Está aqui

Artigos publicados

Portalegre comemora Juventude com entradas gratuitas

Para assinalar o Dia Internacional da Juventude, comemorado a 12 de agosto, a Câmara Municipal de Portalegre irá proporcionar entradas livres nas piscinas municipais e espaços museológicos, para jovens até aos 29 anos de idade.

Em comunicado, a autarquia adianta que a comemoração da efeméride “pretende evidenciar o potencial transformador da juventude na sociedade e na sustentabilidade social, económica e ambiental”.

Ministra destaca charcas no uso eficiente de água

Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultura e da Alimentação, afirmou que a criação de charcas é a solução para os problemas da seca e do abeberamento animal, avança a Rádio Pax.

A governante falava no âmbito da sua visita a uma exploração agropecuária em Mértola, apontada como exemplar no uso eficiente da água, realizada na passada quarta-feira.

Esta herdade faz aproveitamento da água através de charcas e furos, investiu na energia fotovoltaica e pretende recolher águas pluviais nas coberturas dos armazéns.

ExpoReg regressa a Reguengos de Monsaraz este fim de semana

A 28.ª ExpoReg – Exposição de Atividades Económicas de Reguengos de Monsaraz vai ter lugar no Parque de Feiras e Exposições da cidade, de 12 a 15 de agosto, contando com 70 empresas, empresários e instituições “a promoverem os seus produtos e serviços, a realizarem contactos e a concretizarem negócios”.

Montado é estrela do documentário “mais caro” de Portugal

O documentário cinematográfico “Montado”, uma produção luso-espanhola realizada por Joaquín Gutiérrez Acha, estreia-se hoje, quinta-feira, nos cinemas, e é “absolutamente inédito” e o mais caro alguma vez feito em Portugal sobre temas da natureza.

Café Delta conquista Polónia durante a pandemia

A Delta Cafés, através do acordo de exclusividade com as lojas polacas Biedronka, do grupo Jerónimo Martins, já vendeu 300 mil máquinas de café Delta-Q no país em apenas dois anos, mesmo coincidindo com a pandemia de covid-19.

Segundo o jornal Expresso, citado pela Executive Digest, Rui Miguel Nabeiro, presidente executivo do Grupo Nabeiro, explica que a empresa chegou “à Polónia através de uma parceria de exclusividade com a Jerónimo Martins há dois anos. Não podemos vender para mais ninguém, mas a Biedronka dá muita preferência à Delta”.

Moura vai passar a tratar resíduos recicláveis

A empresa intermunicipal Resialentejo vai investir 735 mil euros para criar uma nova Estação de Transferência de recicláveis no concelho de Moura.

De acordo com o Correio Alentejo, esta nova infraestrutura vai ser construída no Parque Industrial de Moura e “vai receber resíduos recicláveis, incluindo biorresíduos, recolhidos quer no âmbito do projeto porta-a-porta quer com origem em pequenos produtores não domésticos”, adianta a empresa.

Em agosto há transporte gratuito para a praia fluvial de Monsaraz

A Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz acaba de anunciar que se encontra a disponibilizar transporte gratuito para a praia fluvial de Monsaraz, nos sábados e domingos do mês de agosto.

Em comunicado, a autarquia refere que “pretende possibilitar aos munícipes que não tenham meios de transporte poderem usufruir da praia de Monsaraz”.

Neste sentido, o circuito do autocarro inicia-se às 9:30 na estação rodoviária da cidade, terá uma paragem às 9:35 em São Pedro do Corval, na Estrada Municipal 514, e tem chegada prevista à praia pelas 10:00.

Baratas e ratazanas pedem “desinfestação urgente” em Évora

A União de Freguesias de Évora exigiu a “desinfestação urgente” do centro histórico da cidade, devido à alegada proliferação de pragas, avança a Lusa.

Francisco Branco de Brito, presidente da União de Freguesias de Évora, afirma que “é importante agir rapidamente, que exista uma desinfestação urgente e que isso seja uma rotina, de acordo com os procedimentos dos especialistas”.

Contudo, em declarações à Lusa, Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara de Évora, recusou alarmismos sobre o problema, alegando que “não é uma situação generalizada”.

Documentário mostra “resistência” de grupo de cante alentejano

O realizador Luís Godinho acaba de lançar na Internet o documentário “Bissexto”, que retrata a “resistência” do grupo de cante alentejano “Os Vocalistas” durante a pandemia, apesar da atividade artística reduzida a zero.

Em comunicado, citado pela Lusa, as produtoras adiantam que o filme, com 31 minutos, é uma coprodução da ALD Produções e Setespinhas e acompanha “Os Vocalistas”, “um dos mais populares grupos de cante alentejano”, formado por Bernardo Emídio, José Emídio e Ruben Lameira.

Sines vai movimentar gases renováveis

O Porto de Sines está a estudar a possibilidade de transformar uma “ponte-cais” multiúsos num terminal para movimentação de gases renováveis, num investimento de cerca de 20 milhões de euros.

Em declarações à agência Lusa, José Luís Cacho, presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), adianta que “vamos fazer alguns investimentos para melhorar as condições de um pequeno cais e prepará-lo para, no futuro, fazer a movimentação de gases renováveis e, eventualmente, bancas para abastecimento a navios”.

Páginas