Está aqui

Artigos publicados

Sines confirma primeiras bandas do Festival Músicas do Mundo 2020

O FMM Sines – Festival Músicas do Mundo, o festival da “música com espírito de aventura”, regressa a Sines e Porto Covo de 18 a 25 de julho de 2020.

As primeiras confirmações do programa de concertos desta 22.ª edição são Amadou & Mariam with Blind Boys of Alabama (Mali / EUA), Ava Rocha (Brasil), Mon Laferte (Chile), Niño de Elche (Espanha), Nitin Sawhney (Reino Unido), Rasha Nahas & Band (Palestina), Rhiannon Giddens with Francesco Turrisi (EUA / Itália) e Third World (Jamaica).

Casa do Alentejo recebe gala solidária com doentes de São Tomé e Príncipe

A Casa do Alentejo em Lisboa está a organizar uma gala solidária com os doentes de São Tomé e Príncipe com junta médica em Portugal e que tem o apoio institucional da embaixada daquele país africano e que conta com a artista caboverdiana Lura como madrinha do evento.

Beja combate depressão, solidão e tendências suicidas no luto prolongado

A perda de um cônjuge é uma ocorrência frequente nos últimos estádios da vida. Enquanto a maioria dos idosos processa essa perda com sucesso e retorna à vida normal, uma proporção significativa (25,4%) é incapaz de o fazer, por isso, acabam por sofrer de luto prolongado, uma condição em que os sintomas do luto ocorrem mais de 6 meses após a perda e que podem resultar em problemas mentais e físicos, como má qualidade do sono, problemas cardiovasculares, depressão, solidão e tendências suicidas.

Portalegre evoca cinquentenário da morte de José Régio com poesia

A Câmara Municipal de Portalegre e a Casa-Museu José Régio, continuam, em 2020, a evocar o cinquentenário da morte do grande poeta José Régio.

O génio das mulheres em Arraiolos no Festival Terras Sem Sombra

O Festival Terras sem Sombra em Arraiolos celebra a arte e a ciência pela mão das mulheres entre 29 de fevereiro e 1 de março.

O programa musical propõe um diálogo entre a flautista checa Monika Streitová e a pianista portuguesa Ana Telles. A acção de Património Cultural homenageia a arte tapeteira e o saber imemorial das artesãs arraiolenses e, no âmbito da Salvaguarda da Biodiversidade, resgata-se a bolota como alimento do futuro, pondo-a em relação com o montado.

Beja já tem confirmados nomes grandes da BD no seu festival internacional

A décima sexta edição do Festival Internacional de BD de Beja deu já a conhecer alguns dos grandes nomes nacionais e internacionais que vão expor e participar no festival em Beja, entre 29 e 31 de maio. Pudemos contar 19 exposições de BD, 17 autores que vão participar no evento e 10 países envolvidos.

Cuba espera hoje mais de mil foliões no seu Corso de Carnaval

Fechadas as inscrições no passado dia 18, a vila de Cuba espera agora mais de mil participantes para o Corso Carnavalesco que se realiza hoje, 25 de fevereiro, a partir das 15h00, com “as Mil e Uma Noites” como tema central.

No total, são esperadas dezenas de carros alegóricos e mais de mil foliões em desfile, com 70 grupos inscritos para participar na festa de Carnaval que é já uma referência na região.

Jovens cientistas reúnem-se em congresso em Estremoz

O 15.º Congresso Nacional Cientistas em Ação vai decorrer em Estremoz entre 23 e 25 de abril próximo. O grande evento é promovido pelo Centro Ciência Viva de Estremoz, e pretende valorizar as actividades experimentais realizadas no espaço lectivo, desenvolvendo o espírito crítico e científico nos jovens alunos, desde o 1.ºciclo do ensino básico até ao ensino secundário e procurando atrair os mais jovens para a ciência e tecnologia.

Brasileiros vão investir 2,2 milhões em fábrica de lentes em Portalegre

Portalegre vai receber um investimento de 2,2 milhões de euros numa unidade de produção de  lentes intra-oculares utilizadas para o tratamento cirúrgico das cataratas, da brasileira Bruno Sena - Produtos Oftálmicos.

A futura fábrica, com uma área inicial de 300m2, vai ficar instalada junto ao heliporto daquela cidade alentejana e prevê iniciar a produção no primeiro semestre de 2021, com cerca de 15 postos de trabalho criados, que pretende alargar a cerca de uma centena nos próximos anos.

Prémios AHRESP para os melhores da hotelaria, restauração e turismo 2020

Os prémios AHRESP 2020 jé têm as inscrições abertas.

Os vencedores vão ser conhecidos no dia 21 de maio, no Pátio da Galé, em Lisboa. Revelação Gastronómica, Destino Revelação, Lojas com História e Evento do Ano são algumas das novidades.

Páginas