Está aqui

Artigos publicados

Consórcio com Universidade de Évora lança App Generation Solar no IOS

Lançada pelo projeto multinacional GRECO, que integra a Universidade de Évora, a app de ciência cidadã Generation Solar está agora disponível na App Store da Apple, depois de anteriores versões para website e Android.

Portugueses não acreditam que distanciamento nas escolas será cumprido

Em período de rentrée (regresso ao trabalho/ ensino), apenas 4,9% dos portugueses considera que o distanciamento será cumprido nas escolas. 34,5% gostaria que o teletrabalho passasse parcialmente a fazer parte da sua atividade profissional.

Grândola vai renovar 180 km de rede de percursos pedestres

Uma candidatura da Câmara Municipal de Grândola ao quadro de fundos europeus Portugal 2020 foi aprovada e “vai permitir ao município a valorização do produto Turismo de Natureza no território através da qualificação e alargamento da rede de percursos pedestres”, adianta a autarquia.

Este projeto representa um investimento de mais de 245 mil euros e tem comparticipação assegurada de 75% via Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER.

Portugal continental sob aviso amarelo devido a chuva

Todos os distritos de Portugal continental estão hoje, quinta-feira, sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada, devido a uma depressão, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Portalegre e Évora vão estar sob aviso amarelo entre as 12h as 18h de hoje, enquanto que o distrito de Santarém vai estar sob aviso amarelo entre as 12h e as 15h, e o distrito de Beja entre as 09h e as 15h.

Bacia do Sado atravessa a maior seca desde que há memória

A Bacia do Sado está em risco de atravessar a maior seca já vista desde os anos 70 com árvores a morrer e animais em péssimas condições, de acordo com o jornal Público.

O diretor executivo da Associação de Regantes e Beneficiários de Campilhas e Alto Sado (ARBCAS), Ilídio Martins, explicou que “está tudo seco!”, acrescentando que “atingimos um limite que nunca foi atingido” no stress hídrico desde que há memória.

Companhia de Dança de Évora estreia-se em Lisboa com “Ensaio sobre a Cegueira”

A Companhia de Dança Contemporânea de Évora (CDCE) vai estrear-se, no sábado, no ROOF Dance Festival, em Lisboa, com “Ensaio sobre a Cegueira”, baseada na obra com o mesmo título de José Saramago.

Em comunicado enviado à Lusa, a companhia explica que esta é uma obra com coreografia de Nélia Pinheiro, da CDCE, que resulta “do culminar de um percurso de experimentação coreográfica em torno do comportamento humano perante situações de crise, violência e isolamento”.

Delta Cafés lança programa de apoio para criativos

A Delta Cafés, do Grupo Nabeiro, lançou em junho o movimento “A energia que nos inspira”,  e que tem como objectivo apoiar os consumidores, parceiros e criativos, a Delta Q lança, em parceria com o Clube de Criativos de Portugal, a iniciativa “A energia que nos inspira: 100 dias de criatividade”.

Crescimento de compras online em Portugal é uma realidade

As compras online já eram uma realidade para alguns portugueses, mas desde março deste ano que o número de compras cresceu. As compras online em supermercados, por exemplo, subiram para os 5% no total das vendas de grande consumo.

A tendência é para que as compras online se tornem mais comuns. Caso ainda não tenha começado a fazer compras a partir da internet, ou caso não tenha aberto a sua loja online, este conteúdo é para si.

Vinhos alentejanos protegidos no acordo entre a UE e a China

Os vinhos com indicação geográfica do Alentejo, entre tantos outros produtos nacionais, passaram a ser protegidos no acordo fechado entre a União Europeia e a China, que pretende combater a imitação e usurpação de 100 indicações geográficas europeias no mercado chinês e 100 indicações geográficas chinesas no mercado europeu.

Covid-19: horários habituais do comércio mantêm-se em Portalegre

A Câmara Municipal de Portalegre anunciou, na passada terça-feira, que decidiu manter os horários habituais e afixados nos estabelecimentos comerciais do concelho, na sequência da situação de contingência decretada pelo Governo devido à covid-19.

Em comunicado, publicado na página do município na rede social Facebook, a autarquia explica que a decisão foi tomada após ter sido solicitado “parecer” às entidades de saúde e de segurança.

Páginas