Está aqui

Artigos publicados

Splendor in the Grass (1961), de Elia Kazan

Eclesiastes, 11:9: Alegra-te, jovem, na tua mocidade. Mas para isso não te apaixones. E livra-te da intervenção dos teus pais sempre que possas. Sobretudo não te apaixones. Caso incumpras, espera-te uma de duas: desfalecimento ou loucura. Lá pelo meio, pela voz aflautada da fabulosa Barbara Loden, ouve-se algo assim: ”Um dia vais descobrir, e então que Deus te proteja.”

Claro que o percurso destes jovens se baseia naquele incumprimento específico, pois caso contrário não haveria filme. Natalie Wood e Warren Beatty. Qual deles vai enlouquecer primeiro?

Maior avião do mundo aterra amanhã em Beja

Trata-se do maior avião comercial do mundo e vai aterrar amanhã, 23 de julho, no aeroporto de Beja, por este ser o único capaz de receber aquele colosso dos ares. A notícia está a ser avançada pelo Economia Digital. O A380 Airbus da HiFly aterra amanhã no aeroporto de Beja, sendo esta a primeira vez que um avião com aquele porte aterra em território português.

De acordo com a HiFly, a aeronave vai aterrar por volta das 17h00, ficando “estacionada” no aeroporto de Beja até quinta-feira que vem.

Taça do Mundo de Orientação em BTT vai ser em Odemira

A ronda final da Taça do Mundo de Orientação em BTT da Federação Internacional vai decorrer em Odemira, no Litoral Alentejano, de 21 a 23 de setembro. A escolha deste local não é por acaso e esta ronda já havia acontecido uma vez em Portugal em novembro de 2013, em Grândola, Sines e Santiago do Cacém.

A prova mundial divide-se em três etapas, sendo que a 21 é feita a distância média, a 22 a distância longa e a 23 o sprint.

Orientação em BTT

.

Reguengos Wine & Blues Fest

O maior Festival internacional de Blues do Alentejo. Para aceder ao programa clique aqui.

 

Há cinco municípios no país sem biblioteca e dois são no Alentejo

Há cinco municípios no país que não tem biblioteca pública e dois deles são no Alentejo: Marvão e Vila Viçosa.

Ao todo existem 303 bibliotecas municipais no país, que permitem aos utilizadores não só ter acesso a livros e jornais, mas também a música e a internet gratuita, contudo Aljezur, Marvão, Terras de Bouro, Vila Viçosa e Calheta (São Jorge, Açores) não têm qualquer destes serviços de biblioteca, o que exclui cerca de 29 mil pessoas no acesso a estes serviços.

Vinho e Blues juntos em Reguengos

Há noite em agosto que serão marcadas pelo ritmo dos Blues e acompanhadas de bons vinhos alentejanos. A 13 e 14, o Reguengos Wine & Blues Fest, o festival do Vinho e dos Blues, irá regressar a Reguengos de Monsaraz.

A entrada é livre e os concertos são sempre á mesma hora: 22h, no Parque de Feiras e Exposições.

Este ano, o cartaz é composto por Vítor Bacalhau, Velma Powell & Bluedays, Julian Burdock e Danny Del Toro e os míticos Tem Years After – tocaram em Woodstock -  e que estão a celebrar em tour os seus 50 anos de carreira.

 

 

Beja: Jardim Público em festa no verão

Durante o verão, o jardim público de Beja vai receber inúmeros espetáculos de música.

A "Às Quintas no Jardim" começou esta semana, e a programação conta com vários espetáculos de música, sempre a partir das 21:30, e que se realizarão até 6 de setembro.

A autarquia pretende assim provocar que as pessoas saiam de casa e dar uma nova vida a uma das zonas verdes mais importantes da cidade.

No próximo dia 26 a animação está entregue à viola campaniça e à música tradicional portuguesa com um espetáculo do cantor e tocador Paulo Colaço e outro do grupo Alma Sul.

Escrevantar

Escrevia sempre ao levantar. Acordava cedinho, por volta das 6:15 da manhã, todos os dias. Era uma coisa que fazia parte de si, da sua rotina. Imaginava-se como um inventor. Inventava como um imaginador. Imaginava coisas que não existiam e escrevia-as entre as 6:30 e as 7:00 da manhã. Nessa meia hora tudo acontecia.

4 milhões de euros para modernizar comunicações nos comboios do Alentejo

O Governo autorizou, esta semana, através de portaria, a CP - Comboios de Portugal a despender mais de 4 milhões de euros em equipamentos de comunicações para linhas do Alentejo e Évora.

A despesa justifica-se em face da necessidade de aquisição de equipamentos de comunicações móveis GSM-R de voz e dados para as unidades motoras que operam no Alentejo e de Évora para outros lugares do país, mas também nas linhas de Cascais, Algarve e Beira Baixa.

Páginas