Está aqui

Artigos publicados

Ferrovia de Porto de Sines leva a expropriação de 89 mil m2 em Setúbal

Uma área de 89 351 metros quadrados, equivalente a oito campos de futebol, vai ser expropriada no distrito de Setúbal para permitir “incrementar a capacidade e melhorar a ligação ferroviária entre o Porto de Sines, as plataformas logísticas e a Europa”.

A informação é adiantada por um despacho do Secretário de Estado das Infraestruturas, citado pelo Jornal de Negócios, que declara “a utilidade pública, com caráter de urgência, da expropriação de bens imóveis e direitos e eles inerentes, necessários à modernização da ligação ferroviária entre Sines e a Linha do Sul”.

Parras Wines cria empresa com enólogo e produtor alentejano

A Parras Wines, em Alcobaça, criou uma empresa com o enólogo Paulo Laureano, incorporando as marcas da empresa do enólogo e produtor alentejano no seu portefólio, revela o Hipersuper.

Segundo a fonte, a ideia do projeto é que a Parra Wines dê apoio aos vinhos de Paulo Laureano em termos de produção, armazenamento, logística e distribuição. Contudo, o produtor da Vidigueira irá continuar a ser o enólogo dos vinhos e o rosto das marcas com o seu nome, fazendo ainda trabalho de consultoria.

Évora é palco de arte e cultura com evento “Dias Ibero-Americanos”

A iniciativa “Dias Ibero-Americanos”, da Fundação Eugénio de Almeida (FEA), vai decorrer em Évora, no Centro de Arte e Cultura (CAC) da fundação, a partir de hoje, quarta-feira, revela a agência Lusa.

O evento, promovido por este centro da FEA dedicado à arte contemporânea, tem lugar numa altura em que está patente no espaço a exposição “Do outro lado – A coleção ibero-americana do MEIAC”.

Tróia recebe indústrias criativas capazes de “atrair talento” para Portugal

O ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira, disse que o Governo tem identificado as indústrias criativas como “um fator de aceleração e crescimento” da atividade económica no país, reconhecendo que Portugal tem condições para atrair talento.

De acordo com a Lusa, o governante falava na sessão de abertura do “Trojan Horse was a Unicorn”, a decorrer entre segunda e sexta-feira, em Tróia, concelho de Grândola, distrito de Setúbal.

Évora recebe primeira festa de cerveja artesanal em outubro

A cidade de Évora vai receber, na Praça 1.º de Maio, entre os dias 2 e 6 de outubro, a “Eborabeerfest & Handycraft 2021”, uma festa de cerveja artesanal e artesanato, produtos e produtores do Alentejo.

O evento, promovido pela Cooperativa Lenda das Cegonhas CRL, inclui ainda uma conferência, provas de produtos e concertos com artistas locais. Esta é a primeira edição da iniciativa, e já foi confirmada a presença da cerveja artesanal “Rafeira”.

Portalegre acolhe primeiro Centro de Enoturismo fora do Norte de Portugal

A Quinta da Fonte Souto, em Portalegre, vai passar a albergar o seu primeiro Centro de Enoturismo fora do Norte de Portugal, já a partir de amanhã, dia 22 de setembro. De acordo com o Jornal Económico, com o mote “um outro vagar”, a Quinta da Fonte Souto passará a integrar várias experiências, como visitas guiadas, provas de vinhos, passeios, petiscos e ainda piqueniques.

Associação da Rota da EN2 nomeada para os Prémios Alentejo 2020

A Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2 está nomeada para a categoria “Mais Iniciativa & Inovação” dos Prémios Alentejo 2020, promovidos pela Mais Alentejo e cuja votação decorre até dia 25 de setembro no site da publicação.

A informação é divulgada pela Câmara Municipal de Viana do Alentejo, município que é membro fundador da associação. A cerimónia está agendada para o próximo mês de outubro, no Hotel Vila Galé, em Évora.

Autárquicas: António Costa e Jerónimo de Sousa no Alentejo

Ao oitavo dia de campanha para as autárquicas, o secretário-geral do PS, António Costa, está de passagem pelo Alentejo, revela a agência Lusa.

António Costa tem três ações de campanha marcadas para hoje, terça-feira, começando com um encontro em Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal, com a candidata à Câmara Municipal, Clarisse Campos.

Pouco depois, Costa ruma ao Alentejo com um comício em Évora e outro em Beja, acompanhado de candidatos socialistas.

Fundação Eugénio Almeida promove atividades gratuitas em outubro

A Fundação Eugénio de Almeida irá promover, nos dias 1, 2 e 3 de outubro, a 9.ª edição do seu Dia Aberto, num convite à comunidade eborense a participar num conjunto de atividades gratuitas, “concebidas para dar a conhecer os espaços, as equipas e os projetos educativos, culturais e de desenvolvimento social que promove”.

Em comunicado, a FEA explica que a iniciativa se enquadra no Dia Europeu de Fundações e Doadores, celebrado a 1 de outubro, e “pretende fortalecer os laços que ligam a Fundação Eugénio de Almeida à cidade de Évora e à região”.

Dia Aberto para visitar os novos trabalhos arqueológicos em Tróia

O próximo dia 24 de setembro foi a data escolhida para um Dia Aberto às escavações arqueológicas nas Ruínas Romanas de Tróia, que tiveram início em abril e que “têm revelado inúmeras e surpreendentes descobertas”, permitindo “um melhor enquadramento do desenvolvimento turístico relativo ao património histórico da área”.

De acordo com o Troia Resort, foi escolhido o dia 24 de setembro a propósito da comemoração das Jornadas Europeias do Património. Este Dia Aberto irá permitir aos seus visitantes “conhecer melhor in loco as novas descobertas”.

Páginas