Está aqui

Artigos publicados

A GUERRA DO FOGO – O DEBATE NACIONAL FAZ-SE EM ESTREMOZ

Portugal continental é um território de grande densidade florestal, e os incêndios florestais são sempre um dos riscos mais sérios para a integridade territorial e também para a segurança dos cidadãos.

Este ano de 2017 tem sido um ano negro no que a incêndios diz respeito: em dez meses arderam 418.000 hectares de floresta, ou seja, 4,5 por cento do território nacional, e houve lugar também a perda de dezenas de vidas humanas. Na hora de combater este flagelo, a Ciência pode ter algumas soluções e pode ajudar a garantir o reequilíbrio da floresta e a sua sustentabilidade.

ODEMIRA SÓ VÊ MEDRONHO

Vem aí uma semana em que Odemira, e por quem lá passar, só vai ver medronho, pois inicia-se dia 20 a “Semana Gastronómica de Odemira” e a estrela será o medronho.

Até dia 26 de novembro, vai poder provar diversos pratos ou petiscos e sobremesas com medronho nos diversos restaurantes.

COMISSÃO EUROPEIA E BANCO EUROPEU DE INVESTIMENTO VIERAM AO ALENTEJO

Évora recebeu esta semana - no auditório da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo - os representantes da Comissão Europeia em Portugal e do BEI - Banco Europeu de Investimento numa uma sessão de esclarecimento do Plano de Investimento.

ÉVORA: HOSPITAL DA MISERICÓRDIA COM AMPLIAÇÃO DE 3ME

O Hospital da Misericórdia de Évora vai ser ampliado já em 2018 com o objetivo de criar novas valências como, por exemplo, Imagiologia, atendimento permanente, entre outros.

Num investimento de cerca de três milhões de euros, este hospital alentejano – inaugurado em 202 - sofreu, nos últimos anos, uma procura cada vez maior e a ampliação tornou-se prioridade para a Santa Casa da Misericórdia de Évora, proprietária.

CERIMÓNIA NACIONAL DO DIA MUNDIAL DAS VÍTIMAS NA ESTRADA É NO ALENTEJO

Com as presenças do Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves e do Vice-Presidente da Assembleia da República, o deputado Jorge Lacão, amanhã, domingo 19 de novembro, assinala-se, em Évora, o Dia Mundial em Memória das Vítimas na Estrada.

Os acidentes rodoviários são um grave problema da sociedade atual e existe o objetivo de reduzir em 50% as mortes e feridos graves até 2020. Só este ano, os acidentes já causaram 438 mortes, mais 50 que em 2016, e mais 14 feridos graves, num total de 1.879, segundo dados da ANSR - Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.

AS 24 HORAS MAIS CASTIÇAS DO TT PORTUGUÊS

Já se sente a ansiedade quando falta menos de uma semana para a 20ª edição das 24 Horas de Fronteira, as 24 horas mais castiças do Todo-o-Terreno português e que assinala o fim da época competitiva nacional.

A prova decorre de 23 e 25 de novembro, e tem início marcado, no Parque Urbano do Centro de Interpretação da Batalha dos Atoleiros, entre as 21:30h e as 23h do dia 23.

FIASCO

Drumbliava entre drumbles e brumbíades. À noitinha, quando já não se via nada, saía da toca onde se escondia e preparava-se para fazer as malandrices que fazia quando as pessoas começavam a ver menos e algumas a fechar os olhos. Era uma criatura muito matreira, que poucos tinham visto mas muitos tinham já ouvido falar, amplamente, diria eu. Era de uma espécie que só há pouco tempo os cientistas conseguiram identificar – Drumbliofes agudus mas era conhecido na gíria humana como Fiasco. Havia unanimidade em relação a dar-lhe esse nome.

MAIS UMA EMPRESA NO AEROPORTO DE BEJA

Pouco a pouco, o aeroporto de Beja vai crescendo no número de empresas que nele se vão instalando. Agora foi a vez da MESA, o uma empresa de engenharia e manutenção MESA, do grupo da companhia aérea HiFly.

O acordo entre a empresa e a ANA-Aeroportos de Portugal foi assinado esta semana, sendo que em abril do próximo ano começará a construção do hangar da MESA no aeroporto de Beja, estando terminado antes de 2019. A MESA, através de Paulo Mirpuri, presidente do Conselho de Administração da MESA e da HiFly, considera mesmo que o aeroporto de Beja tem uma localização privilegiada.

ANTOLOGIA SOBRE O ALENTEJO APRESENTADA EM BEJA

Será bem no meio do Alentejo, em Beja, mais concretamente na Herdade do Monte Novo e Figueirinha, que, esta tarde, pelas 15:30h, decorrerá a sessão de lançamento do primeiro volume da antologia “Do Mosto à Palavra”.

Na apresentação serão lidos alguns textos incluídos nesta Antologia que reúne cerca de 400 textos em torno da temática "Alentejo" e que abrange as categorias literárias de prosa e poesia.

MINISTÉRIO IMPÕE PROIBIÇÕES DEVIDO AO CLIMA

Com base na informação providenciada pelo IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera para este fim de semana, o Ministério da Administração Interna alerta para a necessidade de que os comportamentos individuais sejam adequados ao risco de incêndio.

O tempo continua muito seco e a temperatura está ainda em valores acima da média para esta época do ano, uma mistura que reúne todas as condições para a propagação de incêndios rurais e, deste modo, foram levantadas as seguintes proibições:

.   É proibida a realização de queimadas em todo o país.

Páginas