Está aqui

Artigos publicados

Bactéria que arrasa olivais já entrou em Portugal. Agricultores alentejanos temem o pior

Chama-se Xylella Fastidiosa, é uma bactéria identificada há cerca de um anos e meio em Alicante e que deixou em pânico os agricultores espanhóis. O impacto desta bactéria repercute-se em quebras drásticas de produção e é visível por causar necroses nas folhas das árvores, sejam amendoeiras, oliveiras e citrinos e mesmo a vinha.

Estado português trava compra de aviões à Embraer

O Estado português admite abandonar o projeto de aquisição de aviões KC-390 caso a Embraer não baixe os valores pedidos. A declaração foi feita hoje no parlamento pelo chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), general Manuel Rolo, que refere uma negociação "férrea" entre o estado português e a construtora brasileira, com duas fábricas em Évora.

a Embraer pediu primeiro 120 milhões de euros, mas depois desceu para 97 milhões de euros, o que está ainda muito acima do valor que o estado português considera aceitável.

Todo o Terreno no Alandroal esgota inscrições

As inscrições para o VI Passeio LucefeciTT já estão esgotadas e contam com 110 jipes, 54 motas e 360 pessoas inscritas. A organização é conjunta entre os Bombeiros Voluntários de Alandroal e o Município do Alandroal e a prova tem ganho entusiastas de ano para ano.

Portalegre vai criar equipas de sapadores florestais

A Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, através do concurso da Secretária de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, vai dotar os concelhos do distrito de equipas de sapadores florestais, particularmente onde se encontram as maiores manchas florestais, que se encontram a norte da região.

As equipas de sapadores florestais são constituídas por cinco elementos que, com caráter permanente e de forma sistemática e eficiente,  procedem a ações de silvicultura preventiva e simultaneamente ações de vigilância e de apoio ao combate de incêndios florestais.

 

Mértola já tem data para o Festival Islâmico

O Festival Islâmico de Mértola, o festival cultural mais aguardado do país prepara-se para celebrar mais de 7 séculos de influência islâmica, inundando Mértola de cores, cheiros e sabores que povoavam há séculos o seu quotidiano. A magia do 10.º Festival Islâmico regressa às ruas do Centro Histórico entre 16 e 19 de maio, onde a herança islâmica da Vila-Museu mistura-se com mercadores e artesãos vindos da bacia do Mediterrâneo, numa celebração cultural única.

Super Bock encerra águas do Caramulo e reforça Castelo de Vide

O Super Bock Group (antiga Unicer) vai encerrar o centro de produção das águas do Caramulo, onde trabalham 26 pessoas e que se dedicava às águas lisas. O fim da Água do Caramulo, que acontece em Fevereiro, decorre das quebras de vendas de águas que, segundo a empresa, andam na ordem dos 50% na última década.

O fim do centro de produção do Caramulo parece ser uma oportunidade para reforçar os centros de produção de Castelo de Vide, no Alto Alentejo e na unidade de Envendos.

Entre Capelas e "capelinhas em R4 - Alvito, Cuba e Vidigueira

Entre Capelas e "capelinhas em R4, com os "Eat-Inerários Slow @ Alentejo"

Sob o signo do vinho de talha, entre capelas e “capelinhas”, encerrou a temporada de 2018 dos "Eat-inerários Slow @ Alentejo" com uma jornada dupla, que regressou a terras que regressou a terras de vinhos (Vidigueira, Cuba e Alvito) onde temos sido muito bem recebidos, permitindo aos aventureiros a (re)descoberta de mais um pouco de um Alentejo menos conhecido, tendencialmente em modo slow travel…

.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDR Alentejo) organiza a conferência “Roteiro 2019. Desafiar o Futuro” que vai ter lugar no dia 18 de janeiro, no Auditório da CCDR Alentejo, em Évora

Alcácer do Sal: Daniel Sampaio apresenta livro sobre jovens, a internet e as redes sociais

O conceituado psiquiatra e terapeuta familiar Daniel Sampaio vai estar no Auditório Municipal de Alcácer do Sal no dia 19 de janeiro (sábado), pelas 16h, para apresentar o seu mais recente livro “Do telemóvel para o mundo: pais e adolescentes no tempo da Internet”.

Primeiro Portugal

Em todos os Estados onde se vive a prática democrática o papel da oposição é reconhecido pela sua importância. Em Portugal,  o papel que cabe à oposição é feito, em parte, pela imprensa, uma vez que se torna nas suas diversas formas, o meio mais difundido pela qual a população toma conhecimento do panorama politico e respetivos desvios de conduta, apesar do teimoso facciosismo de esquerda na mesma.

Páginas