Está aqui

Artigos publicados

"Construam-me, caramba". Idalina Trindade diz-se cansada de promessas em relação à Barragem do Pisão

Idalina Trindade, presidente da Câmara de Nisa, no Alto Alentejo, aproveitou a abertura das jornadas parlamentares do PS em Portalegre para fazer um apelo aos deputados do PS que participam naqueles dois dias de trabalho e que termina hoje.
 

Alentejo destaca-se em ano de abrandamento nacional da hotelaria

2018 foi ano de abrandamento relativo do crescimento na operação hoteleira mas com destaque para o Alentejo, com uma fatia de 58% de dormidas nacionais e com os espanhóis a dominarem na lista dos clientes internacionais, seguidos dos brasileiros (7% e 6% respetivamente. Os americanos já representam 5% dos visitantes estrangeiros ao Alentejo, à frente dos franceses, que representam apenas 3% do mercado internacional do turismo na região.

Catarina Martins visita mercado de Estremoz no próximo sábado

No próximo sábado, 30 de março, a coordenadora nacional do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, participa numa arruada no mercado de Estremoz. A iniciativa decorre a partir das 10h30, no Rossio Marques de Pombal, onde é feita aquela feira local.

Évora corre hoje por Moçambique

Solidários com a dor causada pela tragédia da passagem do ciclone Idai por Moçambique, que devastou quase a totalidade da cidade da Beira, provocando, para já, 446 vítimas mortais, e milhares de afetados, os Évora Night Runners, grupo informal de corrida, promovem hoje, (25 de Março), à noite, uma Corrida Solidária por Moçambique.

Delação premiada? Não obrigada.

Surge neste momento um grande movimento de apoio ao “hacker” Rui Pinto, supostamente por ter revelado informações importantes relacionadas com o futebol. Um género de “futeboleaks” à portuguesa.

Segundo este movimento (que chega a apelidar o “hacker” de herói nacional…) Rui Pinto deveria ser recebido pelo País de braços abertos em lugar de responder pelos crimes que cometeu.

Sucede que, contrariamente ao que sucede no Brasil (com os resultados conhecidos por todos) a delação premiada não existe em Portugal.

Marvão lança bicicletas que usam caminho de ferro desativado

A iniciativa é privada e aproveita o antigo corredor ferroviário no ramal de Cáceres, desativado, no troço Beirã - Castelo de Vide -Beirã, para uma nova maneira de se passear pela Serra de S. Mamede.

Chuva, trovoada e granizo provocam vários acidentes no Alentejo

A chuva e a queda de granizo surpreendeu hoje à tarde, 24 de março, o sul do país, particularmente o Alentejo, onde a GNR dá conta de vários acidentes, alguns por despiste provocado pela queda de gelo.

A Protecção Civil encerrou mesmo o perímetro do Castelo de Mourão, onde um raio atingiu uma das torres daquele castelo, ameaçada agora de derrocada eminente. Há relatos de corte de energia na região.

Iremos acompanhar a situação.

 

O grande Marc Ribot é cabeça de cartaz no Portalegre JazzFest

Decorre entre 2 e 4 de maio o 16.º Festival Internacional de Jazz de Portalegre (JazzFest) e conta com Marc Ribot como nome forte do evento deste ano e de quem se espera um concerto memorável. Pelo menos é essa a expectativa da organização.

O JazzFest é promovido pelo município, no Centro de Artes do Espetáculos de Portalegre (CAEP) e conta com uma programação que a organização define como “eclética”: no primeiro dia de festival, a partir das 21:30h, atua Marc Ribot, e, às 23h, Caterina Palazzi “Sudoku Killer”, que repetem a atuação no dia seguinte.

E os novos "Honoris Causa" da Universidade de Évora são...

A Universidade de Évora decidiu atribuir o título “Honoris Causa” a Alexandre Quintanilha e Pat Sandra.

O Conselho Científico da UÉ considerou ser o momento "oportuno" para homenagear Alexandre Quintanilha "pelo seu extraordinário percurso científico" e "também pelo importante contributo que deu à ciência em Portugal, transmitindo o conhecimento, desenvolvendo a investigação científica, formando gerações de cientistas e promovendo militantemente a ciência na educação".

Especialistas defendem que Alentejo está a crescer acima da média nacional

O Alentejo está a crescer acima da média nacional, no entanto lida com falta mão-de-obra especializada, modernização e salários "qualificados". Estes fatores, aos quais se junta a gestão dos recursos hídricos, serão os grandes desafios do Alentejo enfrenta, segundo os convidados do Fórum Desafios e Oportunidades – Alentejo, uma parceria ECO/EuroBic, que decorreu no final da semana em Évora.

Páginas