Está aqui

Artigos publicados

Alandroal mantém programa que distribui fruta gratuita ao pré-escolar e 1.º ciclo

O Município de Alandroal vai manter o reforço do Programa de Fruta Escolar, como avança em comunicado.

A medida consiste na oferta de fruta escolar e hortícolas duas vezes por semana no ensino pré-escolar e 1º Ciclo em todo o concelho. No ano escolar 2018/2019 o Município alargou a medida ao 1º Ciclo, já que o programa só incluía o ensino pré-escolar.

O inicío do projeto decorreu de uma candidatura que o município fez ao Instituto de Financiamento de Agricultura e Pescas no final do ano passado e agora vai manter-se-

Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo promove projetos financiados pela União Europeia

A Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), está a organizar três eventos de divulgação sobre a Politica de Coesão da União Europeia, com o objetivo de dar a conhecer e divulgar projetos, que foram financiados por fundos comunitários.

No dia 20 de novembro de 2019, realiza o "Alentejo Innovation, Technology and knowledge Safari", uma visita a vários projetos financiados pela União Europeia no Alentejo, com partida de autocarro em Évora até Monsaraz.

Alqueva recebe regata dos campeões nacionais de vela

Moura recebe pelo segundo ano consecutivo os campeões de Vela de Portugal.

Os Campeões Nacionais de Vela das classes mais representativas em Portugal marcarão presença nos dias 23 e 24 de Novembro no 2.º Torneio de SB20 do Alqueva – Regata dos Campeões, prova coorganizada pela SailCascais, a TradeWinds juntamente com a Camara Municipal de Moura e com o apoio do Turismo de Portugal e a ERT – Turismo do Alentejo.

Sines está a receber "os maiores investimentos do País"

O Ministro das Infra-estruturas Pedro Nuno Santos está a fazer uma visita aos portos nacionais e esteve sexta-feira no porto alentejano de Sines para conhecer as áreas operacionais do porto e controlo das manobras dos navios que ali escalam.

A visita incluiu o Terminal de Contentores de Sines (Terminal XXI) e o projeto de ampliação deste terminal, que representa um investimento privado de 660,9  milhões de euros, para  o aumento da capacidade instalada dos actuais  2,3 milhões para 4,1 milhões de TEU, como avança a Revista Cargo.

Mercados e tabernas de antigamente regressam hoje a Portalegre

Esta tarde, sábado no Centro de Artes e do Espetáculo de Portalegre (CAEP), os mercados e tabernas de antigamente estão de regresso.

A iniciativa “Passeando na História" vai recriar vivências de antigamente e procurar reavivar as tradições, usos e costumes da região.

Évora: 4ª Conferência “Portugal Inteiro” com foco no mercado de trabalho e inovação

Será já a quarta conferência “Portugal Inteiro” (de um total de 5) e este encontro, em Évora, irá focar-se no Ensino Superior, no poder local, na imprensa regional, inovação e turismo no Alentejo.

Com o objetivo de descentralizar o debate sobre temas da atualidade nacional, as conferências “Portugal Inteiro” da Altice e Jornal Económico já decorreram em Faro, Vila Real e Guarda, sendo agora Évora a escolhida, antes da conferência final a ter lugar no início do próximo ano.

Aniversário do Cante Património da Humanidade celebrado em Castro Verde

E já vão cinco anos desde a elevação do Cante a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO e que transformou o dia 27 de novembro numa das datas mais simbólicas do “novo Alentejo”.

Será esta a data e o acontecimento que Castro Verde quer celebrar com um variado conjunto de iniciativas e que terão início logo pela manhã com “O Cante da Escola vai à Praça”, a partir das 11h, na Praça da República, e onde crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do concelho.

Espanhóis e portugueses querem comboio que os una

“Por um comboio digno” – é esta a iniciativa que junta hoje cerca de uma centena de pessoas de ambos os lados da fronteira.

Estas pessoas irão caminhar este domingo entre as estações ferroviárias de Valência de Alcántara (Cáceres) e Beirã (Marvão) como forma de protesto e reivindicação pela reposição do serviço ferroviário no ramal de Cáceres.

A linha foi desativada há mais de nove anos e este protesto ocorre há três anos, promovido pela Câmara de Marvão e pelo Ayuntamiento de Valencia de Alcântara, terminando com um almoço convívio entre as duas populações.

 

Como estudar e evoluir na Universidade

O workshop: “Estuda, Aprende e Avança” é especialmente direcionado para estudantes de Licenciatura, no 1º ciclo do ensino superior, e visa ajudar os estudantes para que possam compreender melhor as estratégias de estudo e de aprendizagem existentes.

Quer-se dar a conhecer formas diferentes de abordar o estudo e aprender novas técnicas adequadas à aprendizagem na universidade.

O meu segredo

Foi um segredo por muito tempo. O meu melhor segredo. Fugiste da realidade e, por isso, escrevo-te agora, transformando os meus sentimentos em palavras.

Podia estar a escrever-te uma carta cheia de porquês. Podia estar a suplicar, a gritar em plenos pulmões, as respostas que tão exaustivamente procuro. Mas sinto-me consumida pelo cansaço. Penso que atingi o meu limite. Sinto-me um copo de vidro frágil a fazer uma trajetória lenta até ao chão.

Páginas