Está aqui

Artigos publicados

Conversa com Camões

“Esta é a ditosa pátria minha amada”, expressou Luis Vaz de Camões no canto terceiro da sua obra poética “Os Lusíadas”, e segundo vários registos, concluída no ano de 1556, tendo sido publicada pela primeira vez em 1572.

Entre a primeira data e hoje, dia 17 de Abril de 2018 passaram 456 anos. O que aconteceu entretanto?

Vamos recorrer à nossa maravilhosa capacidade criativa e imaginar que estamos numa boa conversa informal com Camões, cujo tema principal é a nossa, tão nossa, Língua Portuguesa.

Mafalda Veiga, Sérgio Godinho e Ricardo Ribeiro em Castro Verde

A quinzena cultural Primavera no Campo Branco, em Castro Verde, conta com as participações de Mafalda Veiga, Sérgio Godinho e Ricardo Ribeiro.

Para além da música a iniciativa conta ainda com um ciclo de cinema português, uma feira de artes, uma feira do livro, teatro e exposições. A quinzena começa na sexta-feira, às 21:30, no Cineteatro Municipal de Castro Verde, com o concerto de Mafalda Veiga.

Rui Nabeiro é homenageado amanhã em Évora

Rui Nabeiro, fundador do Grupo Nabeiro e proprietário da Delta Cafés e Adega Mayor, vai ser homenageado num jantar amanhã em Évora. O evento, que é organizado pelo Partido Socialista, conta com a presença do ministro da Agricultura Capoulas Santos, com o Eurodeputado Carlos Zorrinho, com autarcas de todo o distrito de Évora e de Portalegre e com a Secretária-Geral Adjunta do PS, Ana Catarina Mendes.

Cambridge Analytica: identidade digital europeia é a melhor proteção contra manipulação de dados

Carlos Zorrinho defendeu hoje em Estrasburgo que a identidade digital europeia é a melhor proteção contra a manipulação de dados. No debate hoje realizado no Parlamento Europeu, o eurodeputado socialista eborense sustentou que “o uso abusivo de dados do Facebook e a suspeita de outras práticas na mesma linha exige uma resposta forte no plano das regras e no plano da ética”, para seguidamente observar que “o exemplo do GDPR (General Data Protetion Regulation) mostra que a UE ganha quando antecipa. Quando somos pioneiros podemos liderar.”

Vários mapas, uma só região. O Baixo Alentejo e as suas muitas fronteiras.

Existem várias fronteiras que colocam o Baixo Alentejo numa encruzilhada pelo desenvolvimento.

A fronteira entre o espaço físico e o espaço digital; a fronteira entre o mundo rural e a Europa; a fronteira entre as tradições e a contemporaneidade, a fronteira entre o interior e o litoral… Exemplos sobre essas encruzilhadas abundam e todos sabemos que o futuro irá ser ditado por essas mesmas respostas.

Alentejo Central com 21,2 milhões para nova iluminação pública LED

Os municípios da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC) contam com um pacote de 21,2 milhões de euros para substituírem a iluminação pública convencional por tecnologia LED, num projeto que já tem o visto do Tribunal de Contas. O objetivo do projeto é aumentar a eficiência energética nos 14 concelhos da CIMAC por luminárias com tecnologia LED.

Cientista descobre novo pseudoescorpião no Alandroal

A espécie Occidenchthonius alandroalensis (descoberta numa gruta no Alandroal, no Alentejo) é uma das 5 novas espécies de pseudoescorpiões descobertas em território nacional pela bióloga Ana Sofia Reboleira e cujo estudo já foi publicado no prestigiado "Journal of Arachnology".

Évora recebe Encontro Ibero-Americano de Turismo Rural

A Alentejo de Excelência, em parceria com a Fundacion Ciudadania (Extremadura Espanhola), a Fundacion Alternativa (Panamá), a Universidade de Évora e a Escuela de Hostelaria de Mérida promovem em outubro deste ano o III Encontro Ibero-Americano de Turismo de Rural, que decorrerá na Universidade de Évora e na Escuela de Hostelaria de Mérida.

O programa do evento vai ser apresentado no próximo dia 24 de abril, na Sala dos Docentes na Universidade de Évora, às 10h00.

Movimento de protesto de Beja vai chegar à Assembleia da República

A Petição do “Beja Merece+” já conseguiu reunir mais de 23 mil assinaturas, segundo a organização, condição que lhe permite vir a ser discutida na Assembleia da República.

Portalegre recebe 4.ª Conferência do Movimento pelo Interior

A cidade de Portalegre recebe na próxima sexta-feira a 4.ª Conferência do Movimento pelo Interior.
 

Páginas