Está aqui

Artigos publicados

Mecachrome poder expandir fábrica de Évora

A multinacional francesa da aeronáutica tem planos para expandir as suas instalações de Évora e que poderá resultar em cerca de mais 100 postos de trabalho.

Esta informação foi avançada pelo Presidente CM Évora, Carlos Pinto de Sá, à Rádio Campanário.

Dois novos parques de estacionamento na Comporta

A aldeia da Comporta vai ter dois novos parques de estacionamento.

Estes dois novos parques, segundo a Câmara Municipal de Alcácer do Sal, vêm dar resposta a uma necessidade da aldeia e que, nos últimos anos, conheceu um grande aumento de turistas.

Estão localizados na Rua das Laranjeiras (junto ao Centro Paroquial da Comporta) e na Rua Manuel Fonseca.

Universidade de Évora quer sequestrar CO2 para combater as alterações climáticas

A Universidade de Évora (UÉ) acabou de dar um passo assinalável no combate às alterações climáticas após a realização de um estudo onde foram identificados potenciais locais para instalações-piloto de armazenamento geológico de CO2, uma tecnologia que evita a libertação para a atmosfera do dióxido de carbono produzido pelas indústrias dos setores electroprodutor, siderúrgico ou cimenteiro.

2088

Este é o ano de 2088. Há coisa de 20 anos, o mundo mudou. As razões porque mudou não se sabe bem ao certo, nem nunca se saberá. A mudança foi tão radical que praticamente toda a água se evaporou e desapareceu.

Parece um filme de ficção científica já tantas vezes repetido. Uma história que tantos previram já. Daria um bom romance ou um grande filme.

Alandroal com viatura apropriada para recolha de animais

A Câmara Municipal de Alandroal anunciou que, no seguimento do esforço de renovação de frota e de melhoria das condições de trabalho dos seus profissionais, adquiriu três novas viaturas, sendo uma delas para o Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA).

A juntar a esta viatura estão mais duas, uma para recolha de resíduos sólidos urbanos e outra para serviços gerais, num investimento total de cerca de 200 mil euros.

Goleador Jardel volta ao futebol no Alentejo

O goleador Mário Jardel pode estar prestes a voltar aos relvados nacional, desta feita ao serviço de um clube alentejano, o União Serpense.

A notícia é avançada pelo jornal “A Bola” e que revela que, aos 47 anos, o brasileiro vai – já em fevereiro – envergar a camisola do União Serpense, do Campeonato Distrital da 1ª Divisão da Associação de Futebol de Beja (AFBeja).

Hospital de Beja aumenta capacidade para doentes Covid-19

Tem sido uma necessidade comum a vários hospitais portugueses.

Esta semana, foi o Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, a anunciar o aumento da sua capacidade de internamento em enfermaria e nos cuidados intensivos para doentes com Covid-19, como anunciou a administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).

A capacidade da enfermaria passou assim de 24 camas no início do ano, para 46 e a capacidade de internamento de doentes Covid em Unidade de Cuidados Intensivos duplicou, sendo agora de oito camas e estando todas ocupadas.

Fraca Política!

Um País a atravessar um período crítico, com uma pandemia difícil de controlar, a causar danos terríveis às pessoas, e os candidatos presidenciais entretidos em provações e contraprovocações estéreis e completamente inúteis.

Sim, é preciso domar esta pandemia. Sim, é preciso acabar com as mortes provocadas pelo COVID. Sim, é preciso soluções para a crise económica e social que rapidamente se vai instalar. Sim, é fundamental proteger os mais frágeis e mais desprotegidos.

Covid-19: Altice Portugal reforça as redes de comunicação

Novamente com os portugueses em confinamento, a Altice procura dar melhor resposta e minimizar o impacto na vida dos Portugueses. Neste sentido, vai proceder a novas ampliações e a um maior reforço de rede por todo o território nacional face ao expectável progressivo aumento de tráfego na rede fixa, com o previsível aumento do teletrabalho e o confinamento.

Alentejo ao luar

Os dias mais limpos

vislumbram a Lua

bem antes do Sol

se pôr. A forma estreita

da rua por onde vou

não tem nexo; e só

neste instante percebo,

que o ter ou não ter nexo,

é um mero vício citadino.

 

É apenas aqui,

nesta aldeia do Alentejo,

que quando olho para cima

vejo o que existe para lá

daquilo que já conhecia.

Enquanto houver luar,

haverá claridade

para iluminar as ruelas

que me conduzem

até ao largo da igreja.

 

Pelo caminho,

Páginas