Tribuna Alentejo
1829_itaipu_zoe3
Baixo Alentejo

Serviços públicos do Baixo Alentejo passam a contar com frota de 12 elétricos

Na sequência da celebração do Acordo-Quadro para Aluguer Operacional de Veículos Elétricos e Híbridos, conduzido pela CIMBAL, e dos financiamentos aprovados das candidaturas submetidas pelas Câmaras Municipais, chegarão ao território 12 viaturas elétricas.

A uniformização procedimental para Aluguer Operacional de Veículos Elétricos de 12 veículos, durante 48 meses, beneficiou as Câmaras Municipais de Beja (2); Castro Verde (2); Ferreira do Alentejo (2); Moura (2); Ourique e Serpa, para além da EMAS – Beja e CIMBAL.

A Central de Compras da CIMBAL é um sistema de negociação e aquisição centralizado, em benefício dos treze municípios e outras entidades sem fins lucrativos do Baixo Alentejo.

Atualmente, estão disponíveis 9 Acordos-Quadro (Eletricidade; Gás; AOV Veículos elétricos e híbridos; Serviços de Vigilância e Segurança; Telecomunicações; Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho; Pneus; Combustíveis e Seguros). Já gerou um volume de negócios de 9 milhões de euros (garantindo mais de 600.000,00€ em poupanças às entidades aderentes), tendo como objetivo a racionalização dos gastos, desburocratização e simplificação dos procedimentos contratuais.

Este processo decorreu ao abrigo da 3.ª Fase do Programa de Apoio à Mobilidade Elétrica na Administração Pública, financiado pelo Fundo Ambiental. A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo desenvolveu um processo de negociação prévia centralizada ao abrigo da sua Central de Compras, assegurando preços consideravelmente inferiores, proporcionando a renovação de veículos antigos “a combustão” das frotas municipais, substituídos por viaturas mais eficientes e sem emissão de carbono.

 

Artigos relacionados

Pescador ucraniano encontrado morto em tanque do bloco de rega de Rio de Moinhos, em Aljustrel

Redação Alentejo

Beja homenageia a memória do historiador e ativista Florival Baiôa

Redação Alentejo

Proposta do PS para devolução de 2,5% do IRS em Moura volta a ser rejeitada

Redação Alentejo

Vila de Frades abre as Talhas a 11 de novembro. Vinho milenar tem cada vez mais apreciadores

Redação Alentejo

Junta de Freguesia de Ferreira do Alentejo está há 5 meses sem liderança. Governo já nomeou comissão administrativa, que inclui a presidente que se demitiu

Redação Alentejo

Socialistas do Baixo Alentejo exigem que Orçamento do Estado preveja obras de ampliação e modernização do Hospital de Beja

Redação Alentejo