20 Fevereiro 2020      13:06

Está aqui

Sabe mesmo o que está a acontecer no Alqueva?

Muito se fala de Alqueva e de como mudou a paisagem do Alentejo, tornando-o mais produtivo e mais competitivo. Era essa a ideia. Contudo o Alqueva é também notícia pelo que produz e pelo que não produz. Para compreendermos o que se está a passar realmente em Alqueva em termos de produção agrícola é importante consultar o Anuário Agrícola de Alqueva de 2019.

Trata-se de uma edição que fornece um quadro, tão claro quanto possível, dos sistemas de produção existentes e potenciais em Alqueva, evidenciando, através de entrevistas realizadas, os pontos de vista dos 4 principais setores agronómicos de Alqueva: o Olival, o amendoal, a vinha e o milho.

O Anuário Agrícola de Alqueva, produzido pela EDIA, assume-se cada vez mais como uma forma de auxiliar agricultores e investidores a desenvolverem atividades agrícolas sustentáveis.

O documento sistematiza informação das várias culturas e variedades com potencial agrícola em Alqueva, a sua rentabilidade económica, bem como, análises às tendências variáveis de mercados nacionais e internacionais.

A elaboração deste documento resulta da recolha de informação sobre as culturas, junto de especialistas, de produtores da região, informação de documentos, artigos e outra bibliografia publicada e disponibilizada pelas várias entidades do setor. Foram também consultados dados e informação do Instituto Nacional Estatística (INE), do Gabinete de Planeamento e Políticas (GPP) e de outras instituições ligadas ao Ministério da Agricultura (MA).

Tendo em conta o tipo de variáveis em causa, este documento é objeto de atualizações periódicas, com base anual, por forma a incorporar as alterações que se vierem a verificar.

 

Link para o Anuário Agrícola de Alqueva de 2019:

https://www.edia.pt/pt/o-que-fazemos/apoio-ao-agricultor/anuario-agricola/

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.