No ano passado, o Alentejo exportou um milhão de litros de vinho para Angola, que é atualmente o quinto mercado de destino dos vinhos da região. Estas exportações representaram um valor de 3,4 mil milhões de kwanzas, o equivalente a 3,8 milhões de euros, divulgou a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA).
“Com 30% da produção de vinho da região do Alentejo a ter como destino a exportação, Angola tem ocupado um lugar de destaque nos mercados internacionais. Atualmente, é o 5.º mercado de destino dos vinhos alentejanos”, afirmou o presidente da direção da CVRA, Francisco Mateus, em comunicado, citado pela agência Lusa.
A CVRA organizou, na semana passada, uma formação e um jantar vínico na cidade de Luanda, com vista a “promover a qualidade dos vinhos alentejanos, potenciar as relações comerciais e criar novas oportunidades de negócio no mercado angolano”, pode ler-se ainda na mesma nota de imprensa.
A região alentejana encontra-se na liderança das vendas, em valor, no mercado nacional, tendo fechado o ano de 2023 com uma quota de mercado de mais de 35%.
O presidente da direção da CVRA referiu que este é o retomar das ações da CVRA no país africano, passando os objetivos por “reforçar o investimento e a presença dos vinhos alentejanos, bem como potenciar parcerias e oportunidades de negócio”.
Para o mês de junho, os planos da CVRA incluem a realização de uma nova sessão de formação e de um jantar vínico.
A CVRA, fundada no ano de 1989, é responsável por assegurar o controlo da origem e da qualidade dos vinhos da região e ainda pela certificação destes com Denominação de Origem Controlada (DOC) ou Indicação Geográfica Alentejano.
Fotografia de oamarense.pt