Tribuna Alentejo
trio
Música

Reguengos de Monsaraz já faz parte do Festival Terras sem Sombra

Pela primeira vez, Reguengos de Monsaraz integra a programação do Festival Terras sem Sombra, que se vem realizando pelo Alentejo desde 2013.

Este Festival que celebra a música, o património e a biodiversidade, fará a sua estreia no concelho de Reguengos de Monsaraz a 23 de fevereiro, pelas 15h, quando se realizar uma visita ao Museu do Fresco, em Monsaraz, guiada pela historiadora e Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, e pelo químico António Candeias.

Resumidamente, a história deste museu começou em 1958 quando foi descoberto no antigo tribunal da vila – que é atualmente o museu – uma invulgar pintura a fresco de finais do século XV, obra-prima da arte tardo-gótica que evoca, alegoricamente, as Justiças Divina e Humana.

Esta obra é o ponto de partida para uma conversa intitulada “O Bom e o Mau Juiz: Alegorias da Justiça na Audiência de Monsaraz”.

No dia 23, pelas 21h30, na Igreja de Nossa Senhora da Lagoa, em Monsaraz, “A Ordem Natural das Coisas: Música Espanhola e Portuguesa dos Finais do Século XIX” é o nome do concerto com o Trio Arbós – o trio formado por Cecília Bercovich (violino), José Miguel Gómez (violoncelo) e Juan Carlos Garvayo (piano) – e que tem o nome do violinista, maestro e compositor espanhol Enrique Fernández Arbós (1863-1939), considerado um dos mais reputados ensembles de câmara europeus.

No dia 24 de fevereiro, a partir das 9h30, na Praça da Liberdade, realiza-se a iniciativa “Interpretar a Paisagem: Reguengos de Monsaraz e o seu Hinterland”, que terá como guias os geógrafos José Muñoz-Rojas e Teresa Pinto Correia. Desta forma pretende-se explicar as transformações que Reguengos de Monsaraz tem tido nas áreas da vinha, do olival e com a albufeira do Alqueva, pensando no futuro e na qualidade de vida de quem vive nessa paisagem e quem com ela se relaciona. Assim, interessa entender as dinâmicas e avaliar o que se perde e o que se ganha e que desafios se colocam a uma gestão integrada.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no . Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

Artigos relacionados

Martim Sousa Tavares apresenta “O Tempo dos Rios”, uma viagem artística em Alandroal

Redação Alentejo

Odemira recorda Amália Rodrigues

Redação Alentejo

Maior festival de verão do Alentejo começa amanhã e promete 5 dias únicos no Crato

Redação Alentejo

Katia Guerreiro vai dar concerto em Viana do Alentejo, em setembro

Redação Alentejo

Grupo Coral Infantil de Ourique prepara álbum para levar o Cante Alentejano ao mundo

Redação Alentejo

Daniela Mercury diz que o Alentejo lhe faz lembrar o Nordeste brasileiro

Redação Alentejo