20 Abril 2019      10:43

Está aqui

Quando as mulheres eram esquecidas

De 22 a 24 de abril, em Évora, decorrerá o Congresso Internacional | "Um Reino de Mulheres: Expressões literárias, culturais e artísticas nas instituições monástico-conventuais femininas", o congresso que recorda a multidão de mulheres importantes que fizeram História e que foram vítimas do esquecimento.

Foram muitas as mulheres que, nas expressões literárias, culturais e artísticas nas instituições monástico-conventuais femininas fizeram história e foram esquecidas; serão recordados pela Universidade de Évora a 22, 23 e 24 de abril de 2019.

Quando se fala de vida religiosa consagrada, tende-se a destacar mais o papel de monges e frades, ficando sempre um pouco esquecido na memória histórica o protagonismo das mulheres que consagraram a sua vida a Deus e ao serviço da humanidade.

Foram muitas as monjas e freiras que se tornaram protagonistas e empreendedoras nos seus espaços de ação, dando contributos relevantes no âmbito da história da arte, da literatura, da economia, da música, da missionação, da educação, da solidariedade, da gastronomia, da agricultura, etc.

O monaquismo feminino é uma área de investigação que vem conquistando o interesse de um cada vez maior número de investigadores, de diversos domínios e cronologias, e que encontram na vida religiosa feminina um fértil campo de reflexão e de produção de conhecimento.

O presente Congresso - pela mão da Universidade de Évora - reúne especialistas e investigadores de diferentes domínios – História, História Religiosa, Literatura, Música, História de Arte, Património, Quotidianos e Cultura Material – em torno da vida religiosa feminina e das expressões de religiosidade e de criatividade em contexto monástico no tempo longo.

O Congresso, centrando-se no território português, mas aberto às realidades ibérica, latino-americana, europeia e ásio-atlântica que o enquadram, contextualizam e singularizam, aposta no diálogo seminal entre as distintas disciplinas, visando a partilha de novos dados sobre o universo monástico-conventual feminino e que tem os seguintes eixos temáticos:

1 – Misticismo e espiritualidade nos espaços conventuais femininos

2 – Claustro, criatividade e expressões artísticas no feminino: a Música e as Artes Plásticas

3 – Produção escrita no mundo claustral: as monjas escritoras

4 – Encomenda artística no universo monástico-conventual feminino

5 - Ler, escrever, contar e cantar: educação e formação femininas em ambiente monástico

6 – Livrarias monástico-conventuais femininas

7 – Representações de religiosas em obras literárias

8 – Os espaços monásticos e a Casa Real: as princesas monjas

9 – Os prazeres da mesa e os receituários conventuais

10 – A santidade nos cenóbios femininos

11 – Beatas e beatérios, devoção e vocação

12 – A transgressão em ambiente monástico

13 – O controlo masculino nos claustros femininos: Confessores, Guias Espirituais, Visitadores, Definidores e Pregadores

14 – Educação e missionação

 

 

Imagem de operamundi.uol.com.br

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.