18 Julho 2019      11:22

Está aqui

PSA Sines fecha acordo para investir 547 milhões de euros no Porto de Sines

A Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente prevista para o Porto de Sines, deu "um importante passo" ontem com a assinatura do acordo entre o Governo e a PSA Sines, que permitirá "a concretização da 3ª fase de expansão do Terminal XXI".

Este acordo representa um investimento global de 547 milhões de euros, a concretizar pela PSA Sines ao longo do prazo do contrato de concessão, que compreende não só a expansão do cais de acostagem e respetivos equipamentos de movimentação, mas também a manutenção, substituição e renovação de equipamentos já instalados nas fases anteriores.

Com estes investimentos, o Terminal XXI passará a oferecer uma frente de cais de 1.950 metros, repartidos numa frente de 1.750 metros e noutra de 200 metros, no sentido de possibilitar a atracação simultânea de quatro navios porta-contentores de última geração. Também a área de armazenagem passará dos atuais 42 hectares para 60 hectares, permitindo aumentar a capacidade instalada dos atuais 2,3 milhões de TEU para 4,1 milhões. Neste âmbito, serão ainda instaladas mais 9 gruas “super post-panamax”, 30 pórticos de parque e equipamentos transportadores.

O Terminal XXI é atualmente o maior empregador da região, com mais de mil postos de trabalho, sendo que este acordo virá reforçar a criação emprego, contribuindo para o desenvolvimento socioeconómico da região e do país.

Segundo o Governo, este acordo coloca o Porto de Sines como um dos principais portos do “West Med”, em termos de oferta portuária no segmento da carga contentorizada, "garantindo capacidade para competir e atrair novas cargas e clientes, reforçando o posicionamento de Sines no contexto marítimo-portuário internacional".

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.