Tribuna Alentejo
projeto_alem_risco_11
Ambiente

População de Alandroal começou a arborizar território para combater alterações climáticas

O jardim de S. Pedro em Alandroal recebeu no final da semana a apresentação do Projeto Além Risco, que se traduz-se num investimento da autarquia de cerca de 40 mil euros e tem como objetivo aumentar a resiliência dos municípios do Alentejo Central às alterações climáticas, mitigando as ondas de calor que são cada vez mais frequentes e prolongadas

Para o Alandroal estão previstas cerca de 5 mil árvores de espécies nativas (azinheiras, sobreiros ou freixos), que serão distribuídos por todas as freguesias. Nas freguesias rurais pretende-se intervir sobretudo ao nível da recuperação de linhas de água, retribuindo a sua vegetação natural e requalificação de locais que atualmente estão descaracterizados, como por exemplo a encosta junto a fortaleza de Juromenha. Nos espaços urbanos o objetivo é intervir em locais públicos, muitos atualmente com poucos elementos vegetais, logo bastante expostas ao calor.

O Largo do Arquiz no centro da Vila de Alandroal e o “Bairro do Olival das Caraças”, também na vila de Alandroal, são dois exemplos de espaços públicos, onde se pretende intervir, aumentando a densidade de árvores, e consequentemente o ensombramento.

Durante o evento foram distribuídos pelos participantes várias espécies de árvores autóctones e futuramente o município terá árvores para distribuir pela população, pelo menos mil das 5 mil do projeto. O recurso a espécies autóctones, vai permitir aumentar a arborização e simultaneamente reduzir o consumo de água.

Artigos relacionados

Ambientalistas algarvios e alentejanos não querem outro Alqueva no nordeste algarvio. Barragem da Foupana vai causar danos irreversíveis na fauna e flora do Guadiana

Redação Alentejo

Algarve vai investir 305 milhões de euros para vir buscar água a Mértola e em central de tratamento de água salgada

Redação Alentejo

Os portugueses consomem anualmente mais água do que aquela que está armazenada em Alqueva

Redação Alentejo

Projeto de Ervidel alia proteção das aves à memória alentejana

ta_admin

Torres eólicas de grande porte em Ourique e Odemira vão destruir a paisagem e o ecossistema, alerta Quercus

Redação Alentejo

Alto Alentejo lança rede de bicicletas elétricas partilhadas em nove municípios

Redação Alentejo