29 Março 2019      16:15

Está aqui

Os sabores da tradição marcam fim de semana no Baixo Alentejo

Em Castro Verde e em Beringel serão os sabores da tradição a marcar o fim de semana.

Em Beringel serão os “Sabores no Barro" que vão promover a localidade e as marcas e sabores do Alentejo, numa festa que alia a tradição da olaria, a gastronomia e o cante alentejano. 

A organização é da Junta de Freguesia de Beringel numa estreita parceria com as associações da freguesia e a Câmara de Beja.

Do programa constam vários eventos gastronómicos, olaria, cante alentejano, artesanato, ateliers de doçaria, provas de vinho, um passeio de BTT e caminhadas, tendo já decorrido esta manhã o V Congresso de Oleiros do Sul (a partir das 10h00 no Centro Cultural).

Num festival marcado por ter como "embaixadores" os cantores António Zambujo, Bernardo Espinho, António Caixeiro e Antelmo Serrado, a animação musical não podia faltar e pelo Centro Cultural de Beringel vão passar os grupos "António Caixeiro & Bafos de Baco", "No Tom", "Sonido Andaluz", "Buba Espinho & Amigos", "Alma Sul", "300 & Friends", "Ecos Flamencos" e "Improvisados & Embaixadores".

Mais a sul, em Castro Verde decorre também, a partir de hoje, a segunda edição dos "Sabores do Borrego".

Além do borrego, o certame - organizado pela Câmara de Castro Verde em parceria com a Associação de Agricultores do Campo Branco e Agrupamento de Produtores Pecuários "Carnes do Campo Branco", com o patrocínio da Caixa Agrícola de Aljustrel e Almodôvar - conta com uma variada panóplia de atividades como concertos, palestras, tasquinhas, showcookings, demonstrações de voo cativo em balão e animação para os mais novos

A festa começa hoje e, ao fim da tarde, conta com a presença da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque e com a atuação da Orquestra de Sopros e o Coro Infantil da Secção de Castro Verde do Conservatório Regional na inauguração.

A partir das 21h atuam os grupos corais "As Papoilas do Corvo" e "As Ceifeiras de Entradas", seguindo-se baile com João Paulo Cavaco. Já às 22h30 sobe ao palco a banda "300 & Friends".
Amanhã, sábado, às 9h30 haverá uma demonstração de cães de pastoreio da raça Border Collie, e às 11h30, as palestras "Caracterização da produção de ovinos em Castro Verde" e "Abordagem técnica produtiva e reprodutiva dos efectivos de pequenos ruminantes".

Às 13h chega um dos momentos altos, o II Almoço com Pastores, animado pelos tocadores de harmónica António Afonso, Manuel Florêncio, Isidro Aurélio, António Sousa e Manuel Alves.

Pela tarde fora, decorrerão oficinas de tecelagem e artesanato pela associação "A Dobadoira" (14h30), uma demonstração de tosquia manual e mecânica (15h00). Acontecerá também um showcooking com o chef Romão Reis, do grupo Vila Galé, às 16h e sempre com animação musical, pois os grupos "Raízes do Cante" e "Seara de Abril" atuarão às 15h30 e os "Sol do Torrão" às 17h30.

À noite há baile outra vez, desta feita com os "Só Ritmo", às 21h30 e depois chega a vez de Quim Barreiros.

No último dia de festival, no domingo, há mais oficinas de tecelagem e artesanato, um showcooking com o chef João Mourato, da Quinta do Quetzal, às 16h, e a atuação dos "Cardadores da Sete", Acordeonistas de Castro Verde e grupo "Moços D'uma Cana".

À noite, quase a terminar, atua o grupo "Koincidências", às 21h, e às 22h a fadista Soraia Cardoso, finalista do concurso televisivo "The Voice".

 

Imagem de vozdaplanicie.pt

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão