29 Março 2019      15:38

Está aqui

NOS associa-se à Universidade de Évora em prol da mobilidade sustentável

A empresa de telecomunicações NOS vai associar-se ao projeto U-Bike da Universidade de Évora e vai equipar o parque de bicicletas da academia alentejana.

O parque de bicicletas tradicionais e elétricas do projeto da Universidade de Évora, U-Bike – com financiamento do POSEUR – vai assim ser equipado com o NOS Follow, uma solução tecnológica de IoT que permite fazer a gestão e monitorização dos veículos, simples e em tempo real.

A intenção é promover a mobilidade e a sustentabilidade urbana, bem como a redução das emissões de CO2.

O projeto está em prática desde janeiro e a Universidade de Évora já disponibilizou à comunidade académica - pessoal docente e não docente - 500 bicicletas - 300 bicicletas convencionais e 200 elétricas - para utilização nas deslocações no município.

Estas bicicletas serão agora equipadas com um sistema inovador de gestão e monitorização desenvolvida pela NOS - através de um dispositivo, instalado em cada uma das bicicletas - e que comunicará em tempo real dados de utilização das bicicletas, recolhendo dados que envia diretamente para uma plataforma central, permitindo a partilha de dados como a localização em tempo real com imagem de satélite da Google e com as imagens do Google Street View, registo de percursos de viagem, tempo de utilização, quilómetros percorridos, entre outros indicadores. O dispositivo emite ainda alertas de excesso de velocidade e entrada ou saída da área de georreferenciação, entre outros.

Como existem áreas com fraco sinal ou sem sinal de GPRS/GSM, bestes casos o dispositivo armazena as localizações e envia-as para a plataforma quando recupera o sinal GPRS/GSM.

O acesso à plataforma NOS Follow pode ser feito através do PC, tablet e pela App NOS Follow, disponível para Android e iOS.

Com base nos resultados obtidos, a Universidade de Évora está a avaliar a possibilidade de no futuro, em parceria com outras entidades locais, estes dados poderem ser utilizados de forma a redefinir trajetos dos transportes existentes ou os horários das aulas nos diferentes edifícios da Universidade.

A NOS é atualmente o maior grupo de comunicações e entretenimento em Portugal e oferece soluções fixas e móveis de última geração, televisão, internet, voz e dados para todos os segmentos de mercado. É líder na TV por subscrição, em serviços de banda larga de nova geração e na distribuição cinematográfica.

 

Imagem de imt-ip.pt

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.