Tribuna Alentejo
ipbeja-presidente
Educação

IPBeja na Suécia para uma Europa académica mais resiliente

O Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) ruma até à Universidade de Halmstad, na Suécia, para participar na reunião semestral da Aliança Europeia de Universidades HEROES, que decorrerá entre os dias 21 e 23 de outubro.

Em comunicado, o IPBeja refere que o encontro reunirá cerca de 120 representantes de nove instituições de ensino superior europeias, entre docentes, investigadores, pessoal técnico e administrativo, e ainda representantes estudantis.

Segundo a mesma fonte, a HEROES (Higher Education and Research Organisation for European Sustainability) é uma aliança de universidades europeias que visa “promover a excelência académica, a inovação e a sustentabilidade através da cooperação entre instituições de ensino superior”.

O objetivo é “avaliar os progressos alcançados e definir os próximos passos rumo à construção de uma comunidade europeia de ensino superior mais conectada, inovadora e resiliente”, adianta.

Entre os principais temas em discussão estará o desenvolvimento de um Quadro Comum de Garantia da Qualidade, que se encontra atualmente em fase de aperfeiçoamento, com o objetivo de “criar um modelo mais flexível e aplicável a todas as atividades formativas e colaborativas da aliança”.

A reunião incluirá igualmente sessões dedicadas ao reforço das iniciativas conjuntas de ensino e investigação, com destaque para o mapeamento das infraestruturas laboratoriais e das práticas de partilha de equipamentos e competências entre instituições parceiras.

Outro ponto central da agenda será a preparação da nova fase das iniciativas de formação conjunta de pessoal, prevista para 2026, com base nas orientações de desenvolvimento profissional elaboradas durante a primeira fase do trabalho.

Em paralelo, os parceiros irão trocar ideias no HEROES Sandbox, “um espaço experimental que apoia pequenos projetos-piloto dedicados à resiliência, bem-estar e coesão comunitária no seio da aliança”.

As sessões incluirão ainda discussões sobre o Campus Virtual HEROES e “o desenvolvimento de estratégias conjuntas de mobilidade, destinadas a aumentar o envolvimento e a participação de estudantes, docentes e técnicos entre as instituições parceiras”.

 

Fotografia de facebook.com

Artigos relacionados

Marcelo Rebelo de Sousa encontra-se hoje com estudantes de Almodôvar, para falar sobre livros e o digital

Redação Alentejo

Estudantes marcam manifestação contra aumento das propinas previsto para 2027

Redação Alentejo

Évora e Portalegre destacam-se no País com as mais baixas taxas de criminalidade escolar

Redação Alentejo

Odemira arranca ano letivo com 4,7 milhões de euros investidos em educação e apoio às famílias

Redação Alentejo

Alentejo 2030 abre concurso de 11,4 milhões para modernizar escolas da região

Redação Alentejo

Câmara de Évora cede instalações do aeródromo à Universidade

Redação Alentejo