10 Novembro 2019      11:00

Está aqui

I Won’t Stand You Down Kevin Rowlands

1982/1983 – Depois do extraordinário sucesso de Too-Rye-Ay, o segundo álbum de estúdio dos Dexys Midnight Runners e também o título de Long Play mais selvagem e irredutível de que há memória, Kevin Rowland, the leader of the band, acreditou que aquele era o momento certo para dar a conhecer aos então numerosos fans o disco definitivo da banda, que acabaria por ser lançado em 1985: um tal de Don’t Stand Me Down.

[Banda que então já se confundia com o próprio – statement que encontra correspondência logo na primeira canção do director’s cut, relançamento de 2002, já sem nada a perder ou a temer.]

Todavia, como ocorre tantas vezes, os caminhos foram sinuosos.

Inúmeros problemas atrapalharam a produção do disco – Kevin R. tinha a fama (e o proveito – precisão útil) de ser alguém com quem era difícil trabalhar, dono e senhor de um perfeccionismo que aumentava tempo de gravação e respectivos custos sem expressão relevante nos resultados finais. Depois, as canções eram em geral mais longas e exigentes do que as dos dois discos anteriores, no que Kevin R. insistia, mais uma vez contra a vontade de quem o rodeava; uma boa parte com introduções faladas, ao que se seguem longos sussurros, insinuações e pensamentos súbitos, piscar de olhos ao stream of consciousness, e pontuadas por arranjos de repetição e corte. Por fim, e esta já custa mais a compreender, recusou lançar qualquer singleque ajudasse a promover o disco.

O fracasso (que na música, como se sabe, se mede exclusivamente pelo número de discos vendidos, uma vez que não há espaço para cultos imediatos fora do grande centro totalitário que é o público) foi o passo seguinte mais lógico. Do qual, o bom do Kevin, geniozinho incompreendido, nunca mais recuperou. O superestrelato terá ficado aí pelo caminho.

Anos depois, já pouco importa. É mito. E do mito podemos dizer o que ninguém ousou à época: Don't Stand Me Down é provavelmente o melhor disco dos anos 80.

 

Imagem de turnupthatvolume.files.wordpress.com

 

     

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.