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Nick Cave: Skeleton Tree

Numa era em que se pede tanto, uma coisa ninguém tem o direito de pedir: que se assista ao funeral de um filho e se sobreviva. Culpa máxima e ilimitada! Criar vida para a morte certa, do vazio da inexistência para o vazio pós-morte por um único caminho possível, assente nessa consciência.

Um monólogo pós-2008

Sobre o estar de fora – Um monólogo de través pós-2008, do qual, estranhamente, ainda não resultou um filme.

Alguém exclamou, a rapariga, e desse impressivo tumulto final nada se pode aproveitar. Do que foi dito antes, um pouco mais: palavras casuais, com a pretensão da melodia e contudo traídas pelo arrastar gorgolejante do nervo, como se em metal rasante: "Não! Recontro! Fome! Eu! Todos! Nunca! Pois então."

Love - The Red Telephone

Love - The Red Telephone (Album: Forever Changes)

Os Love. Um vício a que aderi tardiamente, como de resto a fumar. Foi fácil deixar os cigarros... A culpa foi do tipo do costume, quem mos apresentou sem (no entanto) mos fazer ouvir, e de uma noite de intenso calor e mal dormida em Roma.

Harpe Fantaisie - "Six Pièces", de Jacques Ibert

Certo dia, em meses, há não mais de três e não menos de dois – digamos três, conheci um tipo numa ode aberta ao cinematógrafo que, do nada, me disse algo como isto num dos muitos, demasiados, intervalos: ‘Para ouvir harpa era capaz de atravessar três mundos!’

Milagres e questões essenciais

O milagre que afinal não o é assim tanto

Uma canção dos Pink Floyd perfeita sem a participação na composição de Syd Barrett? A resposta lógica à questão anterior terá sempre de ser: Não! Nem pensar!

A Sociedade do Espectáculo de Guy Debord

Responder ao desafio lançado na obscuridade da noite fria, interminável de neblina. A noite ininterrupta que foi o Inverno mágico de 2013. O desafio, circular, de conteúdo apenas ligeiramente oscilante. A voz, como sempre, rouca. Tinha feito a pergunta. O amigo de longa data que restava...de mãos nos bolsos, encostado à penúltima arcada.

Caos ou Iluminação?

Pelos instantes iniciais de Spring Breakers (2012) e Dawn of the Dead (1978)

Tenho para mim que quanto mais uma sociedade se alinhar por valores conservadores mais se vai afastar do seu desígnio enquanto suporte da espécie. Mas também pode ser o caos! Não importa, desde que convenientemente filmado por gente com talento... Como bem sabemos, para os que acreditam no pior, é sempre dos adolescentes e dos que se recusam a permanecer mortos que vem o maior perigo...

Donnie Darko (2000): um pensamento súbito

Frank Black e Jodorowsky

Frank Black (Headache) – Um teledisco impossível de qualificar.

X (de xis) anos depois – Uma memória por quem não quer esquecer:

Ou: Instantâneo Moral.

Ou: Ode ao Desencantado.

Ou: Manifesto pela Inocência Perdida.

Ou ainda, em código: FKYU * S. (de Schäuble)

Há finais felizes

The Straight Story (David Lynch – 2000)

Uma pergunta tão irracional quanto necessária: pode um final ser melhor que o de Straight Story? A resposta é não. Nem o final de um filme, nem o final de Straight Story (ordem desnatural e manifesta).

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