Tribuna Alentejo
rondao-almeida
Saúde

Hospital de Elvas encerra bloco operatório para obras

O bloco operatório do Hospital de Elvas vai encerrar temporariamente a partir de segunda-feira, dia 2 de março, para uma requalificação total das instalações, com uma duração estimada de 120 dias.

A decisão foi comunicada pelo Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAALE) ao Executivo Municipal de Elvas, numa reunião que juntou todos os partidos com representação na autarquia.

Segundo o município, o investimento, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), visa modernizar o espaço e melhorar as condições de segurança para utentes e profissionais.

Durante este período, as cirurgias programadas serão realizadas no Hospital de Portalegre pelas equipas de Elvas, enquanto os casos urgentes e emergentes serão assegurados pelo Hospital de Badajoz, ao abrigo de um protocolo que está a ser trabalhado desde junho de 2024.

A Câmara Municipal de Elvas esclareceu que a decisão sobre o funcionamento do bloco operatório é da competência exclusiva da ULSAALE e que as alternativas para manter a resposta cirúrgica local durante as obras se revelaram “técnica e temporalmente inviáveis”.

Apesar de aceitar a solução como “uma medida transitória”, a autarquia solicitou garantias de que será mantida “uma resposta efetiva aos utentes do Hospital Santa Luzia de Elvas”. O município manifestou ainda disponibilidade para colaborar e cofinanciar medidas adicionais que possam reforçar a assistência clínica enquanto decorrem os trabalhos.

 

Fotografia de facebook.com

Artigos relacionados

Osteoporose: partir um osso pode mudar uma vida inteira

Redação Alentejo

Assembleia Municipal de Portalegre interrompida por abandono da oposição e protestos do público. Em causa está reorganização do Serviço de Oncologia

Redação Alentejo

Câmara de Gavião vai pagar seguro de saúde a todos os habitantes maiores de idade

Redação Alentejo

Construção do novo Hospital Central de Évora está a 80%. Estará pronto no final de 2027

Redação Alentejo

O dia em que subir um lanço de escadas deixou de ser normal

Redação Alentejo

Évora organiza caminhada solidária “Outubro Rosa” para a prevenção do cancro da mama

Redação Alentejo