O ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, anunciou em Ponte de Sor a reabilitação do troço da Estrada Nacional 2 (EN2) que atravessa os concelhos de Abrantes, Ponte de Sor e Avis, num investimento estimado em 10 milhões de euros. O anúncio foi feito esta quinta-feira, durante uma paragem no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, integrada na viagem que o governante está a realizar ao longo da EN2, entre Chaves e Faro, para avaliar as necessidades de 35 municípios servidos por esta via histórica.
De acordo com Miguel Pinto Luz, a Infraestruturas de Portugal (IP) vai lançar em breve o concurso público internacional relativo à intervenção, que abrange uma extensão de 43 quilómetros. A empreitada prevê a melhoria do sistema de drenagem, a recuperação da capacidade estrutural do pavimento, o reforço da estabilidade dos taludes e a modernização da sinalização e dos dispositivos de segurança rodoviária.
O ministro destacou ainda que o Governo pretende concluir o Itinerário Complementar 13 (IC13), que liga os distritos de Santarém, Portalegre e Castelo Branco, assegurando a sua execução “em toda a sua extensão”. O projeto, segundo o governante, é considerado prioritário para reforçar a coesão territorial e a competitividade das regiões do interior.
Pela dimensão e complexidade das obras previstas, a reabilitação do troço da EN2 terá um prazo de execução de 540 dias, a contar após a adjudicação. O investimento insere-se no plano de modernização da rede rodoviária nacional, que visa melhorar as condições de mobilidade e segurança em eixos estruturantes do país.
