31 Março 2018      10:42

Está aqui

Estudo Ibérico coloca Alentejo na cauda da Península

A 14.ª edição do estudo “Península Ibérica em Números/Península Ibérica en Cifras” foi lançada, esta semana, pelos Institutos Nacionais de Estatística de Portugal e de Espanha.

Neste estudo, destaque para o facto de o Alentejo ser – em toda a Península Ibérica – a região com menos médicos por cada mil habitantes.

A reforçar estes números, está a notícia de que, por exemplo o Hospital de Évora – a referência regional em cirurgia da obesidade, cirurgia plástica, dermatologia e neurologia - tem apenas oito médicos nestas quatro áreas, o que faz também aumentar tempos de espera para primeiras consultas.

Os dados comprovam também que o Alentejo é a região ibérica com menor densidade populacional e a quarta mais envelhecida da península, sendo mesmo a mais envelhecida de Portugal.

Menos gravosa – se comparado com as anteriores- mas o Alentejo é também a região ibérica com menor número de alojamentos com Internet, algo em que o total nacional está também atrás da média europeia.

A publicação contém indicadores estatísticos oficiais agrupados em 14 temas e que permite comparar os dois países e observar a posição de cada um no contexto da União Europeia e apresentar informação detalhada a nível regional.

Em termos ibéricos, em 2016, as regiões NUTS II com mais idosos (65 ou mais anos) eram, em Espanha, a Galiza, o Principado de Astúrias e Castilla y León (as três um pouco acima de 24,0%) e em Portugal, o Alentejo (24,7%) e o Centro (23,3%).

 

Foto de A. Campeão de bloguesdocampeao.blogs.sapo.pt