30 Março 2018      17:38

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Nova linha ferroviária de Évora: Estudo ambiental "prefere" Ramal de Reguengos

A Ligação ferroviária entre Évora e Évora Norte - Variante de Évora, no âmbito do Corredor Internacional Sul, está desde ontem em consulta pública para avaliação do impacte ambiental.

O objetivo do estudo foi o de analisar as implicações ambientais (impactes) do projeto e identificar o corredor alternativo ambientalmente mais favorável à implantação futura do projeto, entre as 3 possibilidades em análise. 

Este estudo conclui que o Corredor mais favorável para prosseguimento dos estudos, em fase de Projeto de Execução, "corresponde à Solução 2 que permite um maior equilíbrio e integração no território, minimizando os principais impactes sobre a afetação do solo urbano e suas dinâmicas (mais afetados pela Solução 1) e evitando igualmente impactes mais expressivos sobre o meio rural - natural e agrícola - da envolvente (mais afetados pela Solução 3)", como se pode ler nas conclusões do estudo.

O Corredor 2 segundo o estudo "apresenta a vantagem de se afastar completamente do perímetro urbano de Évora e, desta forma, da zona com maior ocupação habitacional, aproveitando o espaço canal do Ramal de Reguengos nos primeiros 2800m, seguindo posteriormente, num pequeno troço, junto ao IP2, continuando para norte até ligar à linha existente".

A consulta pública decorre até 14 de maio.

Todos os documentos podem ser vistos aqui.

Imagem de capa de Nuno Morão