Tribuna Alentejo
joaquim-diogo
Negócios e Empresas

Crato investe 1M€ em novo centro para atrair mais turistas

A Câmara Municipal do Crato anunciou que vai avançar com a construção de um centro interpretativo do urbanismo e história da vila, em setembro, num investimento de um milhão de euros.

Em comunicado, citado pela agência Lusa, o município indica que a obra já foi adjudicada e conta com uma duração prevista de 365 dias, sendo o projeto da autoria do arquiteto José Manuel Nunes.

O Centro Interpretativo do Urbanismo e História vai ficar instalado num edifício situado na praça do município, junto à Varanda do Prior do Crato.

Segundo Joaquim Diogo, presidente da autarquia, este “é talvez o edifício mais icónico” daquela vila pela sua “inter-relação” com a Varanda do Prior do Crato. “Este edifício remonta ao século XVI e infelizmente chegou à atualidade em absoluta ruína, resultado de sucessivas intervenções desordenadas, que não respeitaram o valor histórico patrimonial”, acrescenta.

A intervenção no edifício tem como objetivo dotar aquele espaço de condições de visita aos turistas, para partilha de conhecimento sobre o urbanismo e a história do Crato.

De acordo com a autarquia, este projeto de recuperação faz parte de uma estratégia de obras que o município tem vindo a desenvolver, no âmbito da requalificação do centro histórico.

Assim, no piso térreo do edifício vão ficar instalados os espaços destinados ao público em geral, com as valências de museologia destinadas ao entendimento da história e evolução urbanística da vila do Crato, e, no piso superior, vão ficar alojadas as salas de eventos.

Também no piso térreo, com um pátio interior onde se destaca uma porta gótica e o acesso aos paços do concelho, os visitantes vão poder usufruir de salas dedicadas ao megalitismo e povoados iniciais, uma sala que aborda a fundação e povoamento da vila do Crato e uma sala denominada por “carismáticos”.

O equipamento vai contar ainda com uma “maquete gigante” tátil sobre a vila histórica do Crato e uma sala dedicada aos planos urbanísticos e planos estruturantes, designada por “Sala do Amanhã”.

 

Fotografia de linhasdeelvas.pt

Artigos relacionados

TEKEVER é a 3ª startup de defesa mais valiosa da Europa com avaliação de 6,4 mil milhões de dólares

Redação Alentejo

Porto de Sines quer ter uma Zona Franca com limitação de impostos para ser mais competitivo a atrair empresas

Redação Alentejo

Porto de Sines é uma das mais importantes portas de entrada e saída de mercadorias para a Europa, diz novo estudo da “Prime Mile”

Redação Alentejo

EDIA contrai novo empréstimo de 5,27 milhões de euros para pagar energia

Redação Alentejo

Alentejo coloca 7 iguarias da charcutaria tradicional nas melhores 20 portuguesas, segundo a prestigiada listagem do TasteAtlas

Redação Alentejo

Beja: projeto para “maior centro de cultivo de canábis da Europa” esfumou-se e deixou buraco de 8,5 milhões de euros

Redação Alentejo