25 Abril 2023      11:44

Está aqui

Contagem decrescente para a inauguração da FIAPE

Ceia da Silva, presidente da CCDR do Alentejo, e Isabel Ferreira, secretária de Estado do Desenvolvimento Regional

A edição deste ano da Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz (FIAPE) vai ser inaugurada na próxima quinta-feira (27), pelas 10:30, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz.

De acordo com o município, esta inauguração tem início às 09:30, com a receção aos convidados, na entrada do Pavilhão B, seguindo-se, às 10:00, o hastear das bandeiras ao som do Hino Nacional, que vai ser interpretado pela Banda da Sociedade Filarmónica Luzitana. Pelas 10:30, tem início o discurso nas entidades, que vai contar com António Ceia da Silva, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, e com Isabel Ferreira, secretária de Estado do Desenvolvimento Regional. No sábado, dia 29, espera-se a presença de Maria do Céu Antunes, ministra da Agricultura, no certame, divulgou a organização.

Este evento, que vai já na sua 35.ª edição, conta, de acordo com a mesma fonte, com mais de 500 expositores, registando este ano um recorde no que respeita ao número de participantes e contando com um aumento da área expositiva.

Para além de incluir expositores de diversas áreas, como a pecuária, a agricultura, o artesanato, a maquinaria agrícola, os produtos regionais, o comércio, a indústria e os serviços, este certame inclui também a 39.ª edição da Feira de Artesanato de Estremoz, na qual vão participar 142 artesãos, oriundos de várias localidades. Em destaque neste evento, vai também estar o artesanato local, como os Bonecos de Estremoz, feitos em barro, que foram classificados como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, e a olaria, que está em recuperação.

A programação desta iniciativa é variada, oferecendo ainda aos seus visitantes diversas atividades ligadas à pecuária, à cultura e à musica.

A FIAPE é organizada pela Câmara Municipal de Estremoz e, na área da pecuária, pela Associação de Criadores de Ovinos da Região de Estremoz (ACORE) e tem como objetivo contribuir para o progresso a nível económico e para a promoção do turismo na região.

 “Esperamos conseguir ultrapassar o número de 40 mil expositores do ano passado”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, à agência Lusa.

A entrada na área expositiva da feira é livre.

 

Fotografias de jornalaltoalentejo.sapo.pt e dinheirovivo.pt