Falar de Avis é falar da Ordem de Avis, logo esta localidade alentejana assume uma espécie de medievalidade constante. Para o provar está nova feira medieval que está a fazer Avis recuar até aos séculos XIII e XIV e que decorre até domingo, 10 de Maio.
O cenário para toda esta encenação é o centro histórico da Vila e o evento decorrerá sob o mote: Da Ordem de Calatrava à Ordem de Avis.
Entre inúmeras atividades irão decorrer cortejos recreativos da época para festejar como por exemplo o de de apresentação do novo Alcaide-mor e honras à Carta de Doação de D. Afonso III, beberetes nas tabernas e locandas, exposições, arruadas, treinos de combate, e torneios de armas, bailes e folias no Pátio do Castelo, arrematação de escravos, espetáculos de fogo e como é óbvio muita música e danças medievais.
O evento tem a participação da Viv"Arte – Companhia de Teatro, e a colaboração da Turismo do Alentejo – ERT, Associações, Coletividades e Produtores do Concelho.
Para não dizer que não lhe contamos nada, deixamos aqui o programa, tim-tim por tim-tim.
09 de Maio – Sábado
12h00 – Abertura da Feira | Exposição de artefactos bélicos, exposição das Ordens Militares, panejamento e acampamento castrense
13h00 – Arruada pelas ruas e praças do burgo
14h00 – O arauto anuncia a Carta de Doação de D. Afonso X
14h30 – Scriptorium do Convento e mesteres de ofícios cristãos
15h00 – Treinos de combate pela milícia de homens na praça de armas
16h00 – Banquete de celebração do Capítulo de Avis
17h00 – Torneio de armas a cavalo e adubamento de cavaleiros em honra da ordem do Alcaide para fazer cumprir a bula do Papa Gregório X “Solet annuere”
18h00 – Arrematação de escravos e cativos
19h00 – Comeres fartos e beberes abundantes nas tabernas e locandas
21h00 – Melodias e trovas dos Menestréis e Trovadores nos varandins
21h30 – Encomenda das Almas | Cortejo cantado à luz das tochas
22h00 – Bailias das ricas donas do termo de Avis
22h30 – Renascer ao luar |Espetáculo de dança
23h00 – A boca do inferno | Espetáculo de malabares de fogo
00h00 – Encerramento da Feira
10 de Maio – Domingo
12h00 – Abertura da Feira | Exposição de artefactos bélicos, exposição das Ordens Militares, panejamento e acampamento castrense
13h00 – Comeres fartos e beberes abundantes nas tabernas e locandas
14h00 – Desaguisado entre fidalgos brigões, vassalos de D. Afonso IV
15h00 – Cortejo pelas ruas do Burgo
16h00 – Beberes e comeres do termo de Avis, sem soldo, nas bancas do Concelho | Provas de produtos locais
17h00 – Torneio de armas a cavalo “Juízo de Deus”
19h00 – Voo altaneiro | Espetáculo de cetraria
21h00 – Amor em tempo de guerra | Espetáculo de malabares de fogo
22h00 – Encerramento da Feira
Imagem daqui.
