Tribuna Alentejo
jovenscienciabrasil
Educação

Alunos de Reguengos de Monsaraz premiados em mostra internacional de ciência no Brasil

Três estudantes do Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz foram distinguidos com dois prémios na 9.ª edição da MOSCITEC – Mostra de Ciência, Inovação, Tecnologia, Empreendedorismo e Cultura, que decorreu em Porto Alegre, Brasil. Alexandre Reis, Filipe Góis e Pilar Silva representaram Portugal depois de vencerem o Concurso Nacional para Jovens Cientistas e Investigadores 2025, promovido pela Fundação da Juventude.

O projeto apresentado, intitulado “Monitorização da população de pega-rabuda (Pica pica) na cidade de Reguengos de Monsaraz enquanto dormitório da espécie (2022-2025)”, valeu-lhes o primeiro prémio na categoria de Ciências Biológicas. Os jovens receberam ainda uma distinção que lhes garante acesso à “Ciência Jovem”, uma das maiores feiras científicas do Brasil, a realizar-se em Pernambuco.

Coordenado pelo professor Pedro Grilo, o trabalho incidiu sobre a única espécie de corvídeo de plumagem preta e branca existente em Portugal, a pega-rabuda. Os censos realizados revelaram a maior concentração nacional da espécie em Reguengos de Monsaraz, com mais de mil indivíduos registados. A investigação destaca a importância ecológica desta ave, nomeadamente na limpeza de carcaças e na dispersão de bolotas, e aponta potencial para o desenvolvimento de turismo ornitológico na região.

A edição deste ano da MOSCITEC reuniu cerca de 500 projetos de mais de dois mil jovens cientistas, desde a educação infantil ao ensino pós-médio, na Escola Municipal Doutor Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Porto Alegre. A participação portuguesa esteve a cargo da Fundação da Juventude, que desde 1992 organiza o Concurso Nacional para Jovens Cientistas e Investigadores, responsável por levar regularmente projetos nacionais a competições internacionais de referência.

Artigos relacionados

Marcelo Rebelo de Sousa encontra-se hoje com estudantes de Almodôvar, para falar sobre livros e o digital

Redação Alentejo

Estudantes marcam manifestação contra aumento das propinas previsto para 2027

Redação Alentejo

Évora e Portalegre destacam-se no País com as mais baixas taxas de criminalidade escolar

Redação Alentejo

Odemira arranca ano letivo com 4,7 milhões de euros investidos em educação e apoio às famílias

Redação Alentejo

Alentejo 2030 abre concurso de 11,4 milhões para modernizar escolas da região

Redação Alentejo

Câmara de Évora cede instalações do aeródromo à Universidade

Redação Alentejo