Tribuna Alentejo
alqueva
Ambiente

Alqueva começa a fazer descargas controladas de água

A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) vai abrir, a partir das 16:00 de hoje, quinta‑feira, os descarregadores de meio fundo da barragem de Alqueva para realizar descargas controladas, na sequência da persistência de caudais afluentes elevados no Sistema Alqueva‑Pedrógão, que colocaram a albufeira perto do Nível de Pleno Armazenamento.

Em comunicado, a empresa refere que a operação arranca com um caudal inicial de 600 m³/s, que, somado ao caudal turbinado, totaliza 1200 m³/s lançados a jusante. Na Barragem de Pedrógão, o caudal descarregado deverá atingir cerca de 1500 m³/s.

A mesma fonte explica que, até agora, a gestão do armazenamento em Alqueva estava a ser assegurada sobretudo através do turbinamento das centrais hidroelétricas, permitindo regular volumes e garantir a produção de energia. Em Pedrógão, 23 quilómetros a jusante, as descargas já contribuíam para controlar as afluências. No entanto, a continuidade de caudais elevados tornou necessário reforçar a operação com descargas também em Alqueva, de forma a manter as margens de segurança da albufeira.

A EDIA alerta que esta operação provocará uma subida dos níveis e caudais do rio Guadiana a jusante das duas barragens. A situação está a ser monitorizada permanentemente pela empresa, em articulação com as entidades competentes.

A empresa solicita ainda a colaboração das autoridades locais, agentes de proteção civil e população, apelando a especial atenção nas zonas ribeirinhas e áreas potencialmente inundáveis, bem como à adoção de comportamentos preventivos para salvaguarda de pessoas e bens.

A monitorização hidrológica manter‑se‑á contínua, com ajustamentos operacionais sempre que necessário e atualização regular da informação disponibilizada ao público.

Note-se que as descargas em Alqueva são consideradas excecionais e apenas ocorrem quando o armazenamento atinge níveis muito elevados, impossíveis de gerir apenas por turbinamento. Desde a entrada em funcionamento da barragem, registaram‑se três episódios deste tipo: em 2010, quando a albufeira atingiu pela primeira vez o Nível de Pleno Armazenamento; em 2011, com descargas pelo segundo ano consecutivo; e em 2013, para controlar volumes próximos da capacidade máxima.

Fotografia de adescobertadomeupais.blogspot.com

Artigos relacionados

Ambientalistas algarvios e alentejanos não querem outro Alqueva no nordeste algarvio. Barragem da Foupana vai causar danos irreversíveis na fauna e flora do Guadiana

Redação Alentejo

Algarve vai investir 305 milhões de euros para vir buscar água a Mértola e em central de tratamento de água salgada

Redação Alentejo

Os portugueses consomem anualmente mais água do que aquela que está armazenada em Alqueva

Redação Alentejo

Projeto de Ervidel alia proteção das aves à memória alentejana

ta_admin

Torres eólicas de grande porte em Ourique e Odemira vão destruir a paisagem e o ecossistema, alerta Quercus

Redação Alentejo

Alto Alentejo lança rede de bicicletas elétricas partilhadas em nove municípios

Redação Alentejo