27 Fevereiro 2021      09:08

Está aqui

Alfaiate

Anselmo era alfaiate. Tinha essa profissão há muitos anos. Quase tantos quantos tinha. Habituado a ser profissional, fazia do tecido existente um modelo novo. Eram peças de roupa novas e modernas que saiam do seu ateliê.

Neste mundo de Anselmo, o tecido era sempre de boa qualidade. Não tinha uma oficina fixa. Andava quase como que um alfaiate ambulante, ao domicílio. Era lá, nas casas, que fazia os modelos fantásticos.

Anselmo vivia em Évora. Trabalhava em muitos lugares, sem ter uma loja fixa. Mas o seu ateliê era bem conhecido. AT eram as iniciais que usava para a sua marca e para deixar em casa uma das suas peças.

Certo dia, AT foi convidado a participar num famosíssimo evento de desenho de roupas. Iria ser o alfaiate principal na Miss Alentejo 2021. O evento era em Borba e era preciso que AT fizesse as peças de roupa para todos os candidatos e para aqueles que apresentassem o concurso. Tendo decorrido já em lugares como Vidigueira, Castro Verde, Nisa e Arraiolos, o evento rodava entre vilas e cidades do Alentejo. AT era maravilhoso em desenhar para tanto homens como mulheres. Sabia bem encontrar a medida certa, o tecido exemplar, a cor perfeita, a conjugação que valia a pena. Era um alfaiate do melhor que há e que haverá. O seu segredo? Ninguém o sabia, nem ninguém o saberia. Quando começava a produzir os modelos, fechava-se nos armários da casa e ninguém podia lá entrar.

Havia,porém, algo que nunca podia sequer chegar perto. Era absolutamente a lavanda. Passaria o resto do dia a espirrar se sentisse perto o cheiro da lavanda. E, além da lavanda, aterrorizavam-no umas bolas a que chamavam de naftalina. O cheiro era aterrorizador e tóxico. (Entre nós, não só a ele!)

Desde que não lhe pusessem isso perto, ele conseguia trabalhar e desenvolver novos modelos, criar, ser um artista, fazer coisas novas, dar largas à imaginação, por o seu talento a trabalhar! E que bem fazia o seu trabalho!

AT era uma marca conhecida em todo o mundo. Não havia ninguém que ignorasse os seus modelos e que pudesse dizer que nunca tinha visto a obra de AT. Assim de repente só me vêm à cabeça nomes semelhantes como DG, GA, Gucci, LV. Não ganhava tanto dinheiro como eles mas fazia uma boa mesada.

Aquele concurso foi monumental. Nunca antes tinha sido dado tanto destaque à parte da costura. AT revolucionara a moda no Alentejo para sempre! Nunca mais os concursos de beleza e o vestuário seriam os mesmos.

A vencedora do concurso desse ano foi a Miss Almodôvar, moça bonita, originária da Serra do Caldeirão. As roupas da marca AT estavam fantásticas.

E pensará o estimado leitor. Quem é Anselmo e que marca é esta, de tanto sucesso. Pois bem, falamos de Anselmo Traça (AT).

E para finalizar, quem de vós não teve já uma peça feita pelo nosso alfaiate?

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.