Tribuna Alentejo
copy_of_cta_76_1
Internacional

Alentejo assina acordo de cooperação com China

A Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL) tem estado a trabalhar nas relações bilaterais entre o Alentejo e um conjunto de cidades chinesas, no âmbito da rede internacional International Urban and Regional Cooperation (IURC), da qual faz parte.

De acordo com o jornal O Atual, após a realização de um conjunto de visitas de estudo China, o primeiro resultado alcançado foi o acordo de cooperação que o Alentejo assinou com a cidade costeira de Dalian, numa missão que levou a vice-presidente da CCDRAlentejo, Carmen Carvalheira, e o presidente do Conselho de Administração da ADRAL, João Maria Grilo, a Taicang, na China, para participarem no 15.º seminário de alto nível UE-China sobre cooperação em políticas regionais.

Segundo a mesma fonte, o acordo de cooperação visa aprofundar as relações políticas regionais entre a UE e a China, após consultas entre as duas cidades/regiões piloto, Dalian na China e a região do Alentejo em Portugal, em que ambas as partes se comprometeram em negociações amigáveis.

Note-se que a ADRAL faz parte do programa International Urban and Regional Cooperation (IURC) da União Europeia, financiado no âmbito do Instrumento de Parceria e implementado conjuntamente pelo Serviço de Instrumentos de Política Externa e pela Direção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão Europeia.

O objetivo é contribuir para os objetivos da Nova Agenda Urbana, a Agenda 2030 – a Agenda Urbana para a UE e os objetivos políticos da Política de Coesão Europeia, através da diplomacia cidade-a-cidade e dos esforços regionais de colaboração para superar desafios comuns.

O objetivo geral do Programa IURC China é liderar e desenvolver a cooperação urbana e regional entre a UE e a China, com base em duas vertentes: o desenvolvimento urbano sustentável e a inovação e tem o apoio da DG Regio.

 

Artigos relacionados

Vidigueira foi ao Brasil promover a casta Antão Vaz e o Vinho de Talha

Redação Alentejo

Obama veio a Portugal falar sobre a crise mundial, responsabilizar Trump e procurar casa na costa alentejana

Redação Alentejo

Odemira rejeita proposta do Chega para memorial a Charlie Kirk

Redação Alentejo

Antigo presidente dos EUA, Barack Obama, regressa a Lisboa para conferência sobre liderança, inteligência artificial e transformação da sociedade

Redação Alentejo

Brasil vai à segunda volta nas eleições presidenciais com Flávio Bolsonaro à frente de Lula da Silva. Direita avança no Senado e Congresso Nacional

Redação Alentejo

Quatro Municípios do Alentejo posicionam-se para receber investimento de 50 milhões para produzir drones militares

Redação Alentejo