Tribuna Alentejo
alq
Ambiente

E se a água do Alqueva não chegar?

As dúvidas começam a surgir após o aumento da área de rega e da persistência de largos e frequentes períodos de seca mais frequentes e prolongados e que podem colocar em risco, a curto prazo, a sustentabilidade e os projetos de regadio existentes e que são já cerca de 200 mil hectares.

Uma carta de Francisco Gomes da Silva, antigo secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural de Passos Coelho, enviada ao PÚBLICO trouxe o problema da eventual insuficiência da água de Alqueva à discussão, baseando-se mais no elevado aumento do consumo provocado pelos muitos blocos de rega, mais que na pouca chuva que tem caído e que se sustenta em números.

A informação é avançada num artigo do jornalista Carlos Dias no Público e que entrevista Pedro Salema, presidente da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), entidade responsável pela gestão da água da Barragem de Alqueva.

Salema garante que, a médio prazo, não se preveem cenários catastrofistas, pois basta um ano médio ao nível da pluviosidade para conseguir dar resposta às necessidades atuais, mas relembra que a água não é um recurso infinito.

O Ministério da Agricultura abordará o assunto numa conferência de imprensa marcada, dia 28 de novembro, na sede da EDIA, em Beja.

Artigos relacionados

Fogo em Beja mantém-se activo junto a Guarita Nova

Redação Alentejo

Alterações climáticas severas e novo aeroporto ameaçam acesso à água em Setúbal nos próximos anos

Redação Alentejo

Com o plano de energias renováveis do Governo, o Alentejo vai ficar “a ver os painéis”, defende o LIVRE

Redação Alentejo

Transvaze de água do Tejo para o Guadiana estudado pela CCDR Alentejo para aumentar regadio em 50 mil hectares. Ambientalistas contestam

Redação Alentejo

Quase 400 operacionais combatem incêndios no Alentejo

Redação Alentejo

DGS lança alerta sobre poeiras vindas do Norte de África. Alentejo vai ser particularmente afetado

Redação Alentejo