11 Abril 2015      10:44

Está aqui

Premiadas pela EDP

Realizou-se na passada quinta, dia 9, a 1ª Edição do Programa Tradições Locais e Regionais 2015 da EDP Produção,

A Cerimónia de Anúncio Público de Resultados decorreu na sede da EDP Porto, e as “Brincas de Évora” levadas a efeito pela Casa de Povo de Canaviais (Évora), era um entre os 122 candidatos de 50 Municípios de Norte a Sul do país. Esta tradição muito própria desta freguesia eborense encontra-se como uma das 14 finalistas desta 1ª Edição, tendo sido já obtido um apoio da Fundação EDP para a preservação e divulgação desse património imaterial desta terra alentejana.

    

A candidatura alentejana aposta no apoio e divulgação das “Brincas de Évora”, contribuindo como um forte elo a relação comunitária e a noção de pertença à contemporaneidade, além da disseminação das suas origens, protagonistas, histórias e processos de fazer, aliados à recolha de informação e realização de estudos sobre as “Brincas de Évora”; quer-se ainda dar um novo estímulo e impulso de continuidade pela mão das novas gerações.

      

As carnavalescas “Brincas de Évora“ consistem num “auto-teatral, coreografado e musicado, a céu aberto (…) constituído por um grupo de homens e rapazes que vão soltando décimas numa cadência ritmada bem audível, contando desta forma uma antiga história (fundamentos). Pelo meio, um trio de faz-tudo desafia e intromete-se com a assistência, contrastando nitidamente com o aprumado figurino dos restantes performers (…). Uma marcha lenta evolui coreograficamente em torno de um estandarte, coordenados pelo Mestre, ao som do acordeão e percussão, desembocando num círculo perfeito.” – nas palavras da Prf.ª Dr.ª Isabel Bezelga da Universidade de Évora.

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.