11 Abril 2015      13:45

Está aqui

CINEMA

O município de Sines assinou um protocolo de colaboração com a produtora Ukbar Filmes, no montante de 10 mil euros, por fim a apoiar a escrita, desenvolvimento e reescrita do projeto de filme do realizador sobre o poeta Al Berto, ambos naturais de Sines.

Assinado no passado dia 7 de Abril, o mesmo é justificado pela autarquia pelo inequívoco interesse do filme para a projeção da imagem de Sines e da obra de dois criadores de Sines.

Al Berto, pseudónimo de Alberto Raposo Pidwell Tavares (1948-1997), é considerado um dos mais importantes poetas da sua geração e um dos mais originais, tendo sido ainda pintor, editor e animador cultural. Viveu em Sines, estudou pintura, na na École Nationale Supérieure d’Architecture et des Arts Visuels (La Cambre), em Bruxelas, de onde regressa a Portugal a 17 de novembro de 1974, e escreve o primeiro livro inteiramente na língua portuguesa, À Procura do Vento num Jardim d'Agosto.

O filme, que depois da investigação e da primeira versão do guião, se encontra neste momento “na sua segunda fase de escrita”, segundo o realizador Vicente Alves do Ó, pretende explorar precisamente o retrato desse período mítico da história de Sines, entre 1975 e 1977, quando o poeta escreveu o seu primeiro livro em português e trouxe para a então vila uma extravagante forma de estar e viver, em plena convulsão industrial.

O autor, que divide o seu trabalho entre o cinema, o teatro e a literatura, destacando-se na sua carreira as duas longas-metragens produzidas, “Quinze Pontos na Alma” e “Florbela", gostaria ainda de envolver a população na recriação da vila dos anos 70 e confessou o desejo de fazer a antestreia do filme no Castelo de Sines.

O presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, reforçou o empenho da autarquia em ajudar em viabilizar o projeto, cuja finalização está prevista para 2016, pela importância da figura de Al Berto e pelo facto de o autor ser um siniense.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.