12 Dezembro 2017      12:18

Está aqui

VIANA DO ALENTEJO RECEBE COMISSÕES UNESCO DA CPLP

Bengalinha Pinto, presidente da Câmara de Viana do Alentejo

Viana do Alentejo recebe no próximo dia 13 de dezembro as Comissões Nacionais da UNESCO de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, que vêm ao Alentejo conhecer em conferência, os diferentes patrimónios imateriais da região, reconhecidos pela UNESCO nos últimos anos.

Para além da Rede Portuguesa de Centros e Clubes que será apresentada durante o encontro, e as sinergias de escala que se desenvolvem a nível local, estará em destaque o fabrico de chocalhos, inscrito na lista do Património Cultural Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente pela Unesco desde 2015, com a presença da Empresa Chocalhos Pardalinho que irá trabalhar ao vivo. Também o cante alentejano, Património da Humanidade desde 2014, vai marcar presença com o Grupo Coral Feminino de Viana do Alentejo.

Outro património relevante como a olaria de Viana também estará em destaque, com a Olaria Mira Agostinho. Relembramos que o Município de Viana do Alentejo integra a Associação Portuguesa das Cidades e Vilas Cerâmicas (AptCC) que visa a defesa, valorização e divulgação do património cultural e histórico cerâmico e que pretende também candidatar esta arte à Unesco.

De salientar ainda a apresentação do Pagus, um projeto destinado à salvaguarda da paisagem e do património cultural imaterial euro-mediterrânico e para a promoção do turismo sustentável, pelo antropólogo Paulo Lima.

Esta conferência surgiu de uma parceria da Comissão Nacional da UNESCO com a Câmara Municipal de Viana do Alentejo e a Federação Portuguesa das Associações, Centros e Clubes UNESCO e está inserida no workshop “Capacitação de Comissões Nacionais da UNESCO de Países de Língua Portuguesa – África e Timor-Leste”, organizado pela Comissão Nacional da UNESCO – Portugal e que decorre de 11 a 15 de dezembro.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.