11 Dezembro 2023      10:53

Está aqui

Santiago do Cacém homenageou bombeiros pela sua dedicação

O município de Santiago do Cacém homenageou as associações humanitárias de bombeiros de Alvalade, Cercal do Alentejo, Santiago do Cacém e Santo André durante as comemorações do Dia Municipal do Bombeiro, que aconteceram no passado dia 3 de dezembro, em Santiago do Cacém.

O dia teve início com o Hastear da Bandeira no edifício-sede do município, prosseguiu com um desfile apeado pela cidade, que contou com a participação da fanfarra dos Bombeiros Mistos de Santiago do Cacém, e chegou ao fim com a Sessão Solene, realizada no Auditório Municipal António Chainho. Através desta homenagem, o município de Santiago do Cacém “enalteceu o importante contributo dado na segurança, na proteção e no socorro que estas entidades prestam à população, com especial destaque no período da pandemia” de Covid-19, considera a Câmara Municipal, em comunicado.

Citado no mesmo documento, Álvaro Beijinha, presidente do município, destacou durante a Sessão Solene que, “mais do que este ato solene de reconhecimento público do papel dos bombeiros na nossa comunidade, é mostrar a nossa gratidão pelo vosso esforço, dedicação e todo o trabalho em prol das populações, realizado de forma abnegada, altruísta e, tantas vezes, heroica”.

Sublinhando que “a segurança e a proteção da população no município são prioridade e, nesse sentido, temos lutado pelo reforço do financiamento aos nossos bombeiros”, o presidente deixou ainda um esclarecimento, ao dizer que, “dentro do atual quadro legal, cabe ao Ministério da Administração Interna o financiamento das corporações de bombeiros. Porque há quem passe a mensagem errada de que as Câmaras Municipais têm essa obrigação. Mas mesmo não tendo essa competência, a Câmara Municipal tem protocolado um apoio financeiro com as Associações de Bombeiros do conselho, ao qual acrescem apoios extraordinários como intervenções nos quartéis e ao nível da aquisição de viaturas para a proteção civil”.

As Equipas de Intervenção Permanente existentes no Cercal do Alentejo e a recém-formada em Santo André também contam com o financiamento da autarquia. 

As comemorações do Dia Municipal do Bombeiro ficaram ainda marcadas pela assinatura de protocolos entre o município de Santiago do Cacém e as quatro Associações Humanitárias, com a Câmara Municipal a deliberar “a aprovação de um aumento de 66%” dos apoios definidos anteriormente. Foi ainda assinado outro protocolo, que determina a cedência do edifício da antiga Escola Primária de Aldeia do Cano à Federação dos Bombeiros do Distrito de Setúbal para aí ser criado um polo federativo.

Nestas comemorações, a mesa da Sessão Solene contou com o presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, e com os representantes da Liga dos Bombeiros Portugueses, Comandante Vítor José Tomás, e da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, 2.º Comandante Regional do Alentejo, José Guilherme, o Presidente da Federação dos Bombeiros de Setúbal, João Ludovico, o Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Mistos de Santiago do Cacém, João Malaquias, e o seu Comandante, Pedro Torrão, que deixaram, quando tomaram a palavra, um agradecimento pela homenagem, salientando “o papel das corporações de bombeiros e dos seus operacionais na defesa da vida, da necessidade de serem respeitados e valorizados. De existir estabilidade para responderem aos desafios que se colocam e da importância de se unirem, para obterem o que reivindicam. Do papel essencial que têm na resposta de emergência e das parcerias com os municípios.”, pode ainda ler-se no comunicado. 

A cerimónia contou com a presidente da Assembleia Municipal, Paula Lopes, os vereadores da Câmara Municipal, Albano Pereira, Sónia Gonçalves, Mónica Pires de Aguiar, Artur Ceia e Susana Pádua, presidentes de Juntas de Freguesia, presidentes de Associações de Bombeiros e os seus Comandantes e ainda com elementos dos corpos de bombeiros e vários outros convidados que fizeram questão de “estar ao lado dos bombeiros neste dia comemorativo”, conclui o município.

 

Fotografia de sabado.pt