Tribuna Alentejo
juromenha
Alentejo Central

Restauro da Fortaleza de Juromenha: auto de consignação assinado a 1 de setembro

O auto de consignação da empreitada de consolidação e restauro dos paramentos do perímetro abaluartado exterior e cerca islâmica e medieval interior da Fortaleza de Juromenha será assinado a 1 de setembro, na Igreja Matriz de Juromenha, no concelho de Alandroal, na presença do Presidente da CCDR do Alentejo, António Ceia da Silva, e da Diretora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira, além do presidente da Câmara do Alandroal, João Grilo e dos responsáveis pela obra.

A empreitada terá uma duração de 24 meses e o valor de adjudicação é de 4.024.332,40, embora o município estime que o valor total de investimento, considerando o projeto técnico de execução, a sua revisão, encargos com fiscalização da obra, acompanhamento arqueológico e revisão de preços se encontre muito próximo dos 5 milhões de euros.

A obra será financiada a 75% por fundos comunitários do Alentejo 2020 e o município conta com um empréstimo BEI e outros fundos próprios para assegurar a contrapartida nacional.

Em paralelo, decorre um processo REVIVE para concessão de espaço no interior da fortaleza para o desenvolvimento de projetos privados, sem comprometer a natureza pública do imóvel.

A Fortaleza de Juromenha, no concelho de Alandroal – um concelho com três castelos – é uma antiga fortaleza raiana, com um papel fulcral nas guerras contra Espanha e é um Imóvel de Interesse Público. Situada nas margens do Guadiana, as suas primeiras muralhas foram construídas por ordem de Júlio César no período da ocupação romana, em 44 a. C.

 

 

Imagem de airdroneview. com

Artigos relacionados

Bloco de Esquerda alvo de quarta tentativa de arrombamento em Évora. Dirigentes locais apontam à extrema-direita

Redação Alentejo

Évora recebe especialistas de todo o País para discutir a inovação tecnológica na topografia

Redação Alentejo

Mercado Mensal de Évora muda para a zona da Horta das Laranjeiras a partir de 13 de Outubro

Redação Alentejo

Governo afasta vogal executivo da Unidade de Saúde do Alentejo Central, que é suspeito de assédio moral

Redação Alentejo

Mulher morre atropelada por pesado de mercadorias junto à zona industrial de Arcos, em Estremoz

Redação Alentejo

Évora fustigada com chuva forte regista inundações, queda de árvores e complicações na circulação rodoviária

Redação Alentejo