6 Fevereiro 2019      18:04

Está aqui

Receitas do livro sobre a estrada de Borba vão reverter para os familiares das vítimas

Tiago Passão Salgueiro, autor alentejano

Tiago Salgueiro prepara livro sobre a Estrada Real entre Borba e Vila Viçosa e procura ajuda para poder publicar a obra. "Lancei hoje uma campanha para recolha de fundos, com o objetivo de publicar a obra “A Estrada Real – Memórias do caminho entre Borba e Vila Viçosa”. Este foi a única forma encontrada para uma eventual publicação". E compromete-se a dar "recompensas para todos os que quiserem colaborar" O investigador compromete-se ainda a fazer reverter "todas as receitas decorrentes da venda dos exemplares" para as famílias das vítimas da antiga Estrada Nacional 255.

Marcada pela tragédia, que vitimou cinco pessoas no final do ano passado, a antiga estrada nacional 255, que ligava Borba a Vila Viçosa, conta uma história muito mais antiga, estampada numa publicação que Tiago Salgueiro, Curador Assistente da Fundação Casa de Bragança e a trabalhar em Vila Viçosa, se prepara para lançar. O apoio pode ser dado clicando aqui.
A obra "poderá ser argumento importante na defesa da requalificação deste percurso, apontando para o aproveitamento turístico desta paisagem única"
O livro de Tiago Salgueiro ESTRADA REAL - Memórias do caminho entre Borba e Vila Viçosa, contêm factos relevantes sobre a utilização deste caminho ao longo de séculos, antes do desenvolvimento industrial do século XX, que alterou profundamente a paisagem e  contém algumas imagens e mapas do século XVII, XVIII e XIX, em que se destaca a estrada como eixo fundamental na comunicação entre as duas localidades, integradas nos domínios da Casa de Bragança.
 
Tiago Salgueiro nasceu em Évora em 1975. É licenciado em Antropologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Mestre em Museologia pela Universidade de Évora. Foi Bolseiro no Bourguiba Institute of Modern Languages na Universidade de Tunis e na Facultad de Filosofia y Letras da Universidad de Cádiz. É ainda diplomado em Gestión del Patrimonio pelo ILAM – Instituto Latinoamericano de Museus e autor de várias publicações.
 
Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão
 
 
 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.