6 Fevereiro 2019      15:33

Está aqui

Mais de 40 variedades de sopa no Festival das Sopas de Santiago do Cacém

Sopa de cação, sopa de coentros, sopa da pedra, sopa rica de peixe, consomê de tomate, creme de favas e coentros, creme de beterraba, sopa de peixe, ou sopa do malagueiro, são algumas das 40 variedades de sopa, disponíveis em mais de 3 500 doses, confecionadas por restaurantes, cafés, associações desportivas e culturais, e instituições de solidariedade social, que os visitantes poderão experimentar no 9.º Festival de Sopas de Santiago do Cacém, no próximo dia 9 de fevereiro, a partir das 18h30, nos Pavilhões de Feiras e Exposições em Santiago do Cacém.

A sopa tem um grande valor cultural pertence ao receituário tradicional português, revelando um património histórico, etnográfico e social. 

A sopa disponibiliza quantidades muito significativas de nutrimentos (vitaminas, minerais), possui ainda substâncias protetoras do nosso organismo, que nunca chegariam a ser absorvidas de outra forma, e de fácil digestão sendo também uma boa fonte de hidratação. A sopa, consumida no início de uma refeição aumenta a produção biliar, reduz os teores de colesterol, promove, também, a libertação gradual de insulina, estimulando o apetite e saciando. Outra das vantagens deste alimento é que em função dos ingredientes pode ser mais ou menos calórica, mais ou menos hidratante, ter mais ou menos sal, ter mais ou menos fibra. Por isso a sopa é o alimento ideal para qualquer idade e para qualquer estado de saúde. Em seu favor tem ainda ser de confeção económica e relativamente rápida, podendo ser preparada antecipadamente e consumida a qualquer hora.

O Festival de Sopas é uma organização da Paróquia de Santiago do Cacém, do Agrupamento 722 do Corpo Nacional de Escutas, da Câmara Municipal de Santiago do Cacém e da União de Freguesia de Santiago do Cacém, Santa Cruz e São Bartolomeu da Serra.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão.

 

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.