Tribuna Alentejo
alentejo_montado_ta
Ambiente

Portugal, Agricultura e Política Agrícola – os próximos anos

O futuro de Portugal, da Agricultura e da Política Agrícola será debatido dia 8 de fevereiro, na Vidigueira.

A conferência “Portugal, Agricultura e Política Agrícola – os próximos anos”, decorrerá na Casa das Talhas, na Vidigueira, e é organizada pela Terras de Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado.

Francisco Cabral Cordovil, Professor Associado do ISCTE, será o orador, nesta conferência que irá debater a agricultura nacional e que surge na sequência de algumas inquietações, manifestações e questões sobre o panorama atual da Agricultura, designadamente a sua dimensão económica, social e ambiental, em especial no Alentejo.

Esta será a oportunidade para debater várias das questões mais preocupantes para o futuro da agricultura e analisar uma proposta do Professor Francisco Cabral Cordovil, denominada “Alegoria – Portugal e as 4 agriculturas”, em especial, sobre como irá o Alentejo conciliar estas quatro agriculturas, de uma forma sustentável e conseguir evitar o aprofundamento de uma clivagem estrutural entre elas. Os comentadores convidados para esta conferência, têm todos eles, uma forte ligação e conhecimento sobre o atual cenário do setor em Portugal, como é o caso de Eduardo Oliveira e Sousa, Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), da Professora Catedrática da Universidade de Évora, Teresa Pinto Correia, de Rui Garrido, o Presidente da Direção da Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo (FAABA) e de Gonçalo Almeida Simões, Diretor Executivo da Olivum – Associação de Olivicultores do Sul.

A conferência contará ainda com a participação do Presidente da Câmara Municipal da Vidigueira, Rui Raposo e de Elsa Branco, a Presidente da Direção da Terras Dentro – Associação para o Desenvolvimento Integrado que nos últimos anos tem realizado uma série de conferências e debates em torno desta temática.

Artigos relacionados

Investigador da Universidade de Évora integra expedição científica na Madeira

Redação Alentejo

Kariba recupera das infeções, mas transporte atrasa chegada ao santuário no Alentejo

Redação Alentejo

Ambientalistas algarvios e alentejanos não querem outro Alqueva no nordeste algarvio. Barragem da Foupana vai causar danos irreversíveis na fauna e flora do Guadiana

Redação Alentejo

Algarve vai investir 305 milhões de euros para vir buscar água a Mértola e em central de tratamento de água salgada

Redação Alentejo

Os portugueses consomem anualmente mais água do que aquela que está armazenada em Alqueva

Redação Alentejo

Projeto de Ervidel alia proteção das aves à memória alentejana

ta_admin