Tribuna Alentejo
Negócios e Empresas

Porto de Sines “tem capacidade para novo terminal de gás”

O presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS), José Luís Cacho, assegura que “há capacidade para construir um novo terminal de gás natural liquefeito (GNL)” em Portugal, de forma a “aumentar a capacidade de armazenamento” para a Europa, adianta o Jornal de Negócios.

Segundo a mesma fonte, estas declarações surgem depois de o comentador Luís Marques Mendes ter afirmado que Bruxelas se prepara para “incentivar as interconexões entre a Península Ibérica e França para levar gás até à Europa Central”, procurando uma alternativa à compra de gás à Rússia.

Contudo, o responsável refere que Sines só poderá avançar quando forem ultrapassados os constrangimentos técnicos nas interligações entre Espanha e França. Além disso, este investimento pode demorar cerca de dois anos e será ainda necessário definir quem paga a construção. José Luís Cacho adianta ainda que chega já um navio a cada cinco dias ao porto alentejano e é armazenado no terminal de GNL da REN.

 

Fotografia de sopesp.com.br

Artigos relacionados

TEKEVER é a 3ª startup de defesa mais valiosa da Europa com avaliação de 6,4 mil milhões de dólares

Redação Alentejo

Porto de Sines quer ter uma Zona Franca com limitação de impostos para ser mais competitivo a atrair empresas

Redação Alentejo

Porto de Sines é uma das mais importantes portas de entrada e saída de mercadorias para a Europa, diz novo estudo da “Prime Mile”

Redação Alentejo

EDIA contrai novo empréstimo de 5,27 milhões de euros para pagar energia

Redação Alentejo

Alentejo coloca 7 iguarias da charcutaria tradicional nas melhores 20 portuguesas, segundo a prestigiada listagem do TasteAtlas

Redação Alentejo

Beja: projeto para “maior centro de cultivo de canábis da Europa” esfumou-se e deixou buraco de 8,5 milhões de euros

Redação Alentejo