Tribuna Alentejo
computador
Nós Europa

Municípios alentejanos recebem vouchers da UE para instalação de wi-fi

Fronteira, Odemira, Ponte de Sor e Rio Maior fazem parte dos 12 municípios portugueses que foram contemplados com vouchers da União Europeia para a instalação de wi-fi em locais públicos.

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) anunciou esta segunda-feira que, com estes 12 municípios “de um total de 14 candidatos”, passam para 277 os municípios portugueses que conseguiram apoios da Comissão Europeia para a instalação de wi-fi, ou seja, “cerca de 90% dos municípios”.

“Os 12 municípios nacionais selecionados com vales nesta última convocatória são Aguiar da Beira, Carrazeda de Ansiães, Fronteira, Guarda, Monchique, Odemira, Olhão, Ponte de Sor, Póvoa do Varzim, Rio Maior, Sever do Vouga e Tabuaço”, refere ainda o comunicado.

A empresa adianta ainda que “os vales atribuídos aos municípios portugueses pela Comissão Europeia atingem cerca de 4,1 milhões de euros” e que “nesta última convocatória existiram 8.644 candidaturas a nível da União Europeia, tendo sido selecionados 947 municípios”.

Atualmente existem 12 municípios em Portugal com redes de acesso WiFi4EU operacionais: Albufeira, Almodôvar, Carregal do Sal, Castelo de Vide, Funchal, Miranda do Corvo, Mogadouro, Moura, Paços de Ferreira, São João da Madeira, Serpa e Vila Franca de Xira.

Recorde-se que a iniciativa WiFi4EU pretende proporcionar acesso à Internet de alta qualidade a residentes e visitantes locais nos principais centros de vida da comunidade local, como parques, praças, bibliotecas ou edifícios públicos, contribuindo para a redução da exclusão digital. Já o financiamento oriundo da EU destina-se a cobrir os custos de equipamento e instalação do sistema de wi-fi.

Artigos relacionados

Estremoz entre os fundadores da parceria cultural ibérica “A Fronteira da Cultura”

Redação Alentejo

RC3 prepara-se para operações na Roménia. Serra d’Ossa foi cenário para treino tático intensivo e técnica no terreno

Redação Alentejo

Preço do cabaz de alimentos em Portugal subiu 34% nos últimos anos. Inflação alimentar supera as médias europeias

Redação Alentejo

Em Dia da Implantação da República, portugueses confiam mais na União Europeia que nas suas estruturas de governação e do que uns nos outros

Redação Alentejo

Há 90 anos a coragem coletiva de Barrancos recebeu de braços abertos centenas de refugiados espanhóis que fugiam de Franco

Redação Alentejo

Nuno Mocinha assume presidência da Eurocidade Badajoz-Elvas-Campo Maior

Redação Alentejo