30 Abril 2021      09:43

Está aqui

Ministra da Cultura visitou entidades artísticas em Beja esta sexta-feira

Graça Fonseca, ministra da Cultura

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, vai estar hoje, sexta-feira, em Beja para visitar o Museu Regional Rainha D. Leonor, onde assistirá à apresentação pública do projeto “Futurama”, da BOCA Associação.

A visita tem início às 15h30, sendo o Futurama “um projeto cultural e artístico que vai arrancar no Baixo Alentejo e que se vai desenvolver, em simultâneo, nos quatro municípios [Beja, Castro Verde, Serpa e Mértola] e com o mesmo programa de atividades”, explica John Romão à Rádio Pax, diretor artístico do Futurama.

A sessão de apresentação conta com a presença da Ministra da Cultura, do Diretor Geral das Artes, Américo Rodrigues, da Diretora da Direção Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira e de representantes dos vários municípios que integram o projeto.

As iniciativas deste projeto serão então divididas em três eixos principais, entre as residências artísticas, os programas participativos e o programa educativo, que envolve todas as escolas secundárias dos municípios parceiros e o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja).

De acordo com o diretor artístico, a “ideia é trabalhar, nesta primeira edição a partir de Beja, como capital de distrito, com os municípios limítrofes, de forma a que os vários públicos possam circular dentro do mesmo programa cultural comum. O objetivo é, partir de 2022, conseguir incluir novos municípios”.

O Futurama já está a trabalhar com as escolas secundárias dos quatros municípios parceiros. As primeiras atividades públicas realizam-se a 22 de maio, em Castro Verde e Mértola, e a 29 de maio, em Beja e Serpa.

Estas ações fazem parte de “uma atividade” denominada “constelações”, que será desenvolvida mensalmente, nos quatro concelhos, sempre nas segundas quinzenas de cada mês. As “constelações” são uma atividade que coloca em diálogo práticas tradicionais da região com práticas artísticas contemporâneas.

Além disso, segundo a Sul Informação, a ministra irá ainda conhecer o futuro Centro de Arqueologia e Artes, pelas 17h00, seguindo-se, meia hora mais tarde, a visita ao Centro UNESCO, que será palco para um apontamento musical com um projeto artístico local.

Já às 19h15, Graça Fonseca estará no Teatro Municipal Pax Julia, onde, às 20h00, irá assistir à peça “Segundo Sacrifício”, por UmColetivo (Elvas) e Lendias d’ Encantar (Beja), no âmbito do FITA – Festival Internacional de Teatro do Alentejo.

 

Fotografia de noticiasaominuto.com