30 Abril 2021      09:48

Está aqui

Livro “97 Dias” de Susanna Sironi conta com apoio do Alentejo

Susanna Sironi, autora

O livro “97 Dias”, de Susanna Sironi, foi publicado em fevereiro deste ano e contou com o apoio do setor cultural da região do Alentejo, tendo ainda data marcada para ser apresentado na Feira do Livro 2021, em Lisboa.

Após ter sido publicado em Itália em 2020, “97 Dias” foi publicado em Portugal através da Astrolábio Edições, do Grupo Editorial Atlântico. O romance conta a história de Sonia Butti, “uma mulher com uma vida difícil que a marcou irremediavelmente, levando-a a cometer atos de automutilação e a viver num estado de ansiedade permanente”. A chegada da pandemia de covid-19 deu-lhe a oportunidade “de se rever como mulher e de receber na sua vida aquela felicidade que nunca teve a coragem de se conceder. Uma felicidade que veio em forma de um grande amor e de uma convivência de noventa e sete dias, vivida e consumida no cenário idílico de Porto Covo, em Portugal”.

Susanna Sironi é italiana e vive em Porto Covo há quase três anos. Durante 11 anos trabalhou em Itália como funcionária da Administração Pública e em 2013 largou tudo para se mudar para o Brasil, onde abriu uma empresa de turismo sustentável. Em 2018 escolheu Portugal para viver, onde continuou a trabalhar no setor do turismo, enquanto escrevia artigos para revistas de viagens e lifestyle. Com a pandemia de covid-19, Susanna Sironi viu-se obrigada a encerrar todas as suas atividades turísticas e deixar os seus projetos de lado por tempo indeterminado.

“Foi então que comecei a escrever. No início eram notas escritas a caneta em folhas de papel encontradas pela casa, depois tornou-se sistemática. As notas tomaram a forma de contos, mas eu ainda não estava satisfeita, então inventei uma protagonista: Sonia Butti. E os contos tornaram-se os capítulos da sua vida. Assim nasceu ‘97 Dias’, o meu primeiro romance”, conta a escritora.