Tribuna Alentejo
mario-tome
Baixo Alentejo

Mértola garante 2,8M€ para intervenções no Rio Guadiana

A Câmara Municipal de Mértola assinou ontem, terça-feira, em Alcácer do Sal, um Contrato-Programa com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e o Fundo Ambiental para intervenções prioritárias no Rio Guadiana, na sequência dos impactos provocados pelas recentes cheias.

Em comunicado, a autarquia refere que este acordo, no valor de 2.818.509 euros, “destina-se a operações de limpeza e estabilização de margens, à reposição dos equipamentos de apoio à navegação entre Mértola e o Pomarão e ao desassoreamento do rio nos pontos assoreados no troço compreendido entre a foz da Ribeira de Oeiras e a Ribeira de Carreiras”.

Com esta intervenção, “pretende-se restabelecer as condições de segurança e navegabilidade do rio, bem como salvaguardar os valores ambientais e paisagísticos associados ao território, contribuindo para a valorização do rio como recurso natural e turístico”, acrescenta a mesma fonte.

Além disso, o município “destaca o empenho e profissionalismo das equipas municipais, cuja preparação atempada e rigorosa dos processos foi determinante para a concretização deste apoio”.

“É igualmente devido um reconhecimento às entidades de tutela afetas ao Ministério do Ambiente, à Senhora Ministra Maria da Graça Carvalho, e, em particular, aos serviços regionais da Agência Portuguesa do Ambiente, pela colaboração, proximidade e celeridade demonstradas ao longo de todo o processo”, conclui a autarquia.

Artigos relacionados

Pescador ucraniano encontrado morto em tanque do bloco de rega de Rio de Moinhos, em Aljustrel

Redação Alentejo

Beja homenageia a memória do historiador e ativista Florival Baiôa

Redação Alentejo

Proposta do PS para devolução de 2,5% do IRS em Moura volta a ser rejeitada

Redação Alentejo

Vila de Frades abre as Talhas a 11 de novembro. Vinho milenar tem cada vez mais apreciadores

Redação Alentejo

Junta de Freguesia de Ferreira do Alentejo está há 5 meses sem liderança. Governo já nomeou comissão administrativa, que inclui a presidente que se demitiu

Redação Alentejo

Socialistas do Baixo Alentejo exigem que Orçamento do Estado preveja obras de ampliação e modernização do Hospital de Beja

Redação Alentejo