28 Agosto 2016      10:46

Está aqui

FRESCOS RESTAURADOS EM ALVALADE DO SADO

Uma importante pintura a fresco – existente na abóboda da capela – mor - está a ser restaurada na Igreja da Misericórdia de Alvalade do Sado, em Santiago do Cacém.

A igreja é do séc. XVI – 1570 - e o restauro dos frescos baseiam-se na remoção de da cal, que ocultava as pinturas, no estudo e na conservação dos frescos, estando a intervenção a cargo de técnicos da Mural da História, uma empresa especializada na conservação, restauro, estudo e divulgação de pintura mural.

O restauro pode ser acompanhado pelos interessados, uma vez que decorrem de portas abertas.

As pinturas - cal escondeu durante anos - evidenciam motivos religiosos com uma notável qualidade; foram descobertas em 2014 e vêm valorizar esta igreja que se situa em pleno centro histórico da vila de Alvalade, e que será o espaço do futuro Museu de Arqueologia de Alvalade.

No âmbito da adaptação desta igreja a Museu, foi também descoberta a antiga necrópole no interior do templo de Alvalade do Sado, que celebrará brevemente dos 506 anos da atribuição do Foral a por D. Manuel I com mais uma edição da sua conhecida feira “Alvalade Medieval”, a 16 e 18 de setembro.