26 Janeiro 2019      16:48

Está aqui

Festival da Enguia leva milhares ao litoral alentejano

O 5º Festival da Enguia da Lagoa de Santo André já abriu portas; começou na passada sexta, 25, e até dia 3 de fevereiro terá sempre a mesa posta para dar a provar uma iguaria única e que, segundo a autarquia, consegue atrair milhares de visitantes à freguesia de Santo André.

Este festival - promovido pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém, com o apoio da Junta de Freguesia de Santo André - é fruto de uma aposta na promoção turística do concelho e, de acordo com o presidente Álvaro Beijinha, quer-se a promoção da restauração e da própria enguia, capturada no concelho numa zona de Reserva Natural.

De acordo com dados da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, com base em dados do INE referentes a 2016/17, o concelho duplicou o número de dormidas, passando de 51 mil para mais de 100 mil.

Tendo também o festival uma forte animação animação cultural, será nos restaurantes aderentes - a Cascalheira, Chez Daniel, Faz-te Esperto, Ti Lena & Casa do Gin, A Charrua, Quinta do Giz, Café Snack-Bar A Palmeira, Copacabana, O Martins e O Gatinho – que poderá provar as dezenas de pratos confecionados com esta iguaria rara, quer seja frita, grelhada, em caldeirada, com encopado, entre mil uma outras maneiras.

Mais, ainda inserido no festival haverá lugar a um colóquio – “O Mar um Universo de Recursos” – dia 29, pelas 14h30 – organizado pelo Centro de Informação Europe Direct – Alentejo Central e Litoral, e onde será abordada a valorização dos recursos naturais na Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha.

Existirá também uma visita guiada à Costa de Santo André com o tema “A enguia e a Lagoa de Santo André”, uma atividade que necessita inscrição prévia em ddet@cm-santiagocacem.pt até dia 30.

 

 

Imagem de tripadvisor.com

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.