Tribuna Alentejo
templo_romano
Alentejo Central

ÉVORA: TEMPLO ROMANO EM OBRAS

Foi com surpresa que a queda de um pedaço de mármore do Templo romano de Évora mostrou a necessidade de conservação do mesmo.

Vulgarmente conhecido ao longo dos anos como Templo de Diana, por acreditar-se que era dedicado a esta Deusa romana da lua e da caça – facto que não se comprova – este é um monumento ímpar a nível nacional e um marco inevitável do Alentejo.

Monumento de tal relevância deve ser cuidado e levou o gabinete do ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, a intervir de modo urgente, investindo cerca de 50 mil euros numa intervenção que visa a melhor conservação das ruínas de um monumento que data do séc. I d.C. e estava bem no centro da então Liberalitas Julia, nome romano da atual cidade de Évora.

Artigos relacionados

Bloco de Esquerda alvo de quarta tentativa de arrombamento em Évora. Dirigentes locais apontam à extrema-direita

Redação Alentejo

Évora recebe especialistas de todo o País para discutir a inovação tecnológica na topografia

Redação Alentejo

Mercado Mensal de Évora muda para a zona da Horta das Laranjeiras a partir de 13 de Outubro

Redação Alentejo

Governo afasta vogal executivo da Unidade de Saúde do Alentejo Central, que é suspeito de assédio moral

Redação Alentejo

Mulher morre atropelada por pesado de mercadorias junto à zona industrial de Arcos, em Estremoz

Redação Alentejo

Évora fustigada com chuva forte regista inundações, queda de árvores e complicações na circulação rodoviária

Redação Alentejo