15 Outubro 2017      12:22

Está aqui

ÉVORA TAMBÉM VAI TER UM KM0

Resultado de uma ampla parceria entre diferentes instituições do concelho de Évora, vai nascer na capital centro-alentejana um “quilometro zero”.

O “Km0 Évora” será apresentado no Dia Mundial da Alimentação, a 16 de outubro, pelas 15 horas, na Associação Comercial de Évora.

O Km0 é um conceito que foi criado em Itália, pela Slow Food, e que se tem vindo a espalhar um pouco por todo o mundo como característica distintiva da restauração de qualidade, suporte da identidade e atratividade dos territórios.

A refeição Km0 é uma refeição confecionada maioritariamente com produtos de origem local. Um produto Km0 é um produto com origem local. No caso de Évora a origem é o concelho de Évora. 

A iniciativa pretende dinamizar a economia e a produção agroalimentar do concelho de Évora, além de promover a utilização, nos estabelecimentos de restauração, lojas de produtos alimentares e cantinas, de produtos locais de variedades mais adequadas à confeção das receitas tradicionais, reduzir o consumo de energia e materiais despendidos no transporte, conservação e embalamento dos alimentos, contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

São ainda objetivos contribuir para a disponibilização, a todos os que nos visitam, de produtos alimentares de qualidade, reveladores da identidade e autenticidade da gastronomia local e para a melhoria da qualidade nutricional dos alimentos ao reduzir o tempo entre acolheita e o consumo dos produtos com que são confecionados.

Das 14h às 16h, na Praça do Giraldo, pode degustar produtos Km0, numa iniciativa de vários restaurantes e lojas de venda de produtos alimentares locais.

Também em “slow” , o Slow Food Alentejo -  a estrutura regional do movimento internacional Slow Food – dá, no mesmo dia, início à campanha internacional "Menu de Mudanças - Coma Alimentos Locais".

Irá decorrer entre 16 de outubro e 5 de novembro e pede que “levante o seu garfo contra a mudança climática!”, lançando-lhe um desafio: a partir de 16 de outubro, comprometa-se em abraçar, pelo menos, uma das seguintes opções:
- Comer duas refeições preparadas unicamente com alimentos locais/variedades tradicionais da sua região;
- Comer carne apenas de animais criados ao ar livre na sua região;
- Escolher apenas alimentos de produtores locais;
- Comer somente alimentos cultivados ou criados num raio de 300 km.

Imagem de slowfood.es