8 Novembro 2018      08:45

Está aqui

Évora e Macau desenvolvem novo sistema de tradução do chinês

Paulo Quaresma, Professor do Departamento de Informática da Universidade de Évora

A Universidade Cidade de Macau e a Universidade de Évora (Departamento de Informática) estão a trabalhar no desenvolvimento de um novo sistema de tradução automático chinês-português. O projeto foi apresentado  na primeira conferência sobre inovação de conhecimento entre a China e os países de língua portuguesa e latino-americanos que decorreu esta semana na Universidade Cidade de Macau.

A equipa que está a desenvolver o programa procura agora financiamento em cerca de milhão de euros, divididos em partes iguais pelos países envolvidos e que servirão para suportar a infra-estrutura tecnológica que ficará em Évora, e a equipa de investigadores a tempo inteiro durante dois anos que será constituída por três doutorados e mais cinco colaboradores.

O processo nasceu há um ano, durante o qual a equipa de investigadores esteve a preparar as candidaturas que serão brevemente apresentadas, em Macau, ao Fundo para o Desenvolvimento das Ciências e da Tecnologia 

Para Paulo Quaresma, investigador responsável pelo projeto, o que vai distinguir este novo sistema de tradução de outros já existentes como, por exemplo, o Google Translate, é a introdução e utilização de informações específicas do chinês e português aplicadas ao conhecimento do mundo. Em declarações à Ponto de Vista explica que “Para se conseguir dar um salto qualitativo grande nos sistemas actuais, nomeadamente neste par de línguas é preciso algo que normalmente os sistemas actuais não estão a incorporar, que é informação específica das línguas em casa. Os sistemas de hoje em dia são um processo automatizado e, no fundo, recebem como ‘input’ grandes quantidade de documentos em português e em chinês e tentam criar um modelo”, concluiu.

Ainda segundo Paulo Quaresma, o sistema de tradução deverá estar pronto dentro de um ano.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.