Tribuna Alentejo
ajb
Baixo Alentejo

Castro Verde requalifica Moinho da Altura de Beja

A Câmara Municipal de Castro Verde encontra-se a requalificar o antigo Moinho da Altura de Beja, num investimento de 149.343 euros.

Segundo a autarquia, o objetivo é “criar um novo espaço destinado à representação do ciclo do pão no concelho, onde ocorrerão atividades como visitas pedagógicas para grupos e escolas, ações de recuperação da moagem de sementes tradicionais e workshops integrados no ciclo do pão”.

Situado na zona norte da vila de Castro Verde, o moinho foi cedido ao município através da celebração de um contrato de comodato por 40 anos.

De acordo com a mesma fonte, “com a empreitada em curso, será possível corrigir o elevado grau de degradação, resultado de anos de inatividade, estando prevista a reposição das velas e toda a funcionalidade do moinho em várias dimensões, nomeadamente na cobertura, rede elétrica, água e esgotos, revestimentos e instalações sanitárias”.

Ao mesmo tempo, a intervenção visa “requalificar um elemento patrimonial com elevado valor simbólico na comunidade, preservar e celebrar a história e a memória coletiva e ser um apoio à interpretação do ciclo do pão e da atividade cerealífera no concelho”, acrescenta o município.

 

Fotografia de alentejo.sulinformacao.pt

Artigos relacionados

Pescador ucraniano encontrado morto em tanque do bloco de rega de Rio de Moinhos, em Aljustrel

Redação Alentejo

Beja homenageia a memória do historiador e ativista Florival Baiôa

Redação Alentejo

Proposta do PS para devolução de 2,5% do IRS em Moura volta a ser rejeitada

Redação Alentejo

Vila de Frades abre as Talhas a 11 de novembro. Vinho milenar tem cada vez mais apreciadores

Redação Alentejo

Junta de Freguesia de Ferreira do Alentejo está há 5 meses sem liderança. Governo já nomeou comissão administrativa, que inclui a presidente que se demitiu

Redação Alentejo

Socialistas do Baixo Alentejo exigem que Orçamento do Estado preveja obras de ampliação e modernização do Hospital de Beja

Redação Alentejo