Tribuna Alentejo
castelo_de_beja_ta
Tecnologia

Castelo de Beja permite viajar 1400 anos atrás 

É uma iniciativa da Câmara Municipal de Beja e que vai permitir uma nova experiência interativa quando visitar o Castelo de Beja: viajar 1400 anos atrás e “viver” o castelo nessa época.

Com conteúdos didáticos e culturais acessíveis ao visitante, esta nova vertente da visita vai proporcionar a oportunidade de descobrir um pouco mais sobre a história de Beja. 

A proposta visa uma experiência interativa implementada na torre de menagem e no posto de turismo, onde a história do castelo, assim como algumas curiosidades, desde os tempos mais longínquos, são apresentadas com recurso a animações digitais.

Este projeto resulta da estreita colaboração entre as áreas da história, artes digitais e multimédia, e pretende ser um guia visual com conteúdos acessíveis e didáticos para todos os públicos, sobre a torre de menagem e o castelo de Beja, disponíveis em português, inglês e espanhol.

Todas as reproduções apresentadas adotaram critérios rigorosos na recriação dos cenários históricos sobre o castelo até à data e propõem ao visitante uma imagem plausível de como poderia ter sido este local no ano de 1400.

Esta nova aposta do município representou um investimento de cerca de 60.000€ comparticipado a 85% por fundos comunitários.

 

Imagem de Câmara de Beja

Artigos relacionados

Data Center de Sines vai consumir mais energia que 3 milhões de famílias

Redação Alentejo

Centros de dados podem duplicar em Portugal. Quercus acusa Governo de falta de transparência e alerta para os perigos económicos e ambientais

Redação Alentejo

Empresa portuguesa propõe solução de Inteligência Artificial para acompanhar idosos em solidão. No Alentejo são quase 8 mil

Redação Alentejo

Câmara de Évora cria novo polo tecnológico de engenharia aeroespacial com a Universidade de Évora

Redação Alentejo

Alentejo Litoral com 4,5 milhões para comprar autocarros elétricos e a hidrogénio

Redação Alentejo

Municípios do Alentejo e Lezíria têm 1 milhão de euros para criar balcões virtuais de atendimento ao público

Redação Alentejo