Tribuna Alentejo
tadccd
Baixo Alentejo

BE lança petição pela requalificação da ferrovia do Baixo Alentejo

A candidatura do Bloco de Esquerda às Legislativas 2025 pelo círculo eleitoral de Beja lançou uma petição pública pela requalificação da rede ferroviária do Baixo Alentejo, com o objetivo de “renovar o debate na Assembleia da República sobre o tema”.

De acordo com o jornal O Atual, a petição visa a reabertura e requalificação da linha Beja-Funcheira, a reabertura do Ramal de Aljustrel, a curto prazo, para transporte de minério e passageiros, e a construção da concordância de ligação da linha do Alentejo ao Aeroporto de Beja.

No documento, o BE pede ainda a reabertura do Ramal de Moura, após requalificação integral da via e com futura ligação transfronteiriça por Barrancos à linha Zafra-Huelva; a renovação integral da linha que liga o porto fluvial do Pomarão à Mina de São Domingos, com a instalação de raiz de um transporte público em modo elétrico ligeiro, também com fins turísticos; e a construção de uma nova ligação ferroviária da Mina de São Domingos até à estação Serpa-Brinches.

Em comunicado, o BE recorda que, em 2019, apresentou na Assembleia da República o Plano Ferroviário Nacional (PFN), um plano “sério e ambicioso de requalificação e extensão da rede ferroviária em todo o território”, mas que foi rejeitado, com os votos contra do PS, PSD e CDS. Ainda assim, garante o BE, a “ferrovia não deixou, contudo, de ser uma prioridade”.

Além disso, o BE apresentou, no final deste mandato, um Projeto de Resolução que se “focava especificamente na reabertura do Ramal Ferroviário de Aljustrel, a bem da segurança rodoviária nas estradas por onde o minério circula atualmente”.

Segundo os bloquistas, o distrito de Beja “tem sido sistematicamente alvo do desinvestimento público na ferrovia, vendo uma série de linhas fechadas e deixadas ao abandono”, situação que impacta “negativamente a mobilidade da população, bem como a economia regional e os objetivos de combate às alterações climáticas”.

 

Fotografia de hiveminer.com

Artigos relacionados

Pescador ucraniano encontrado morto em tanque do bloco de rega de Rio de Moinhos, em Aljustrel

Redação Alentejo

Beja homenageia a memória do historiador e ativista Florival Baiôa

Redação Alentejo

Proposta do PS para devolução de 2,5% do IRS em Moura volta a ser rejeitada

Redação Alentejo

Vila de Frades abre as Talhas a 11 de novembro. Vinho milenar tem cada vez mais apreciadores

Redação Alentejo

Junta de Freguesia de Ferreira do Alentejo está há 5 meses sem liderança. Governo já nomeou comissão administrativa, que inclui a presidente que se demitiu

Redação Alentejo

Socialistas do Baixo Alentejo exigem que Orçamento do Estado preveja obras de ampliação e modernização do Hospital de Beja

Redação Alentejo